O turismo religioso em Portugal vai muito além da cidade de Fátima. De norte a sul do país, encontram-se locais de fé e espiritualidade, além de destinos de viagem ricos em cultura e história. Portugal orgulha-se de seu patrimônio religioso, que vai de pequenas capelas e grandiosos mosteiros. Durante toda essa semana, publicaremos uma série de matérias sobre o turismo religioso em Portugal.
Braga
Ainda hoje, Braga é chamada de a cidade dos arcebispos, já que foi a primeira diocese em território nacional, ainda durante o Império Romano. Até hoje, a cidade é um dos principais centros religiosos portugueses. A Catedral da Sé, anterior à fundação de Portugal, é a mais antiga do país, construída no século XII. No seu Tesouro-Museu, encontra-se a cruz levada por Pedro Álvares Cabral para a primeira missa celebrada no Brasil.
O Santuário de Bom Jesus do Monte, com sua monumental escadaria, é a construção mais icônica de Braga. Já o Santuário de Nossa Senhora do Sameiro é um dos mais importantes locais de culto do país, com peregrinações no primeiro domingo de junho e último de agosto. Nos arredores de Braga, visite também a Igreja de Santa Maria Madalena da Falperra, o Santuário de São Bento da Porta Aberta, que é o segundo santuário português mais visitado, e o Santuário de Nossa Senhora da Abadia, o mais antigo de seu tipo na Península Ibérica.
Guimarães
A cidade é considerada berço de Portugal, pois foi o local de nascimento de Afonso Henriques, o primeiro rei do país. Além disso, o centro histórico de Guimarães, repleto de elementos medievais, foi classificado como Patrimônio Mundial pela UNESCO. No alto de um monte, acessível também por teleférico, está o Santuário de Nossa Senhora da Penha, com uma vista de tirar o fôlego e uma peregrinação que se realiza desde 1894, sempre no segundo domingo de setembro.
No largo da Oliveira, na cidade baixa, fica a Igreja de Nossa Senhora da Oliveira, que abriga o Museu Alberto Sampaio. Ainda no centro, a Praça de Santiago é famosa por ter sido ponto de passagem, na Idade Média, dos peregrinos que se dirigiam a Compostela.
Viana do Castelo
Localizada no litoral norte de Portugal, Viana do Castelo teve uma forte ligação com o mar durante toda sua história. A romaria da Senhora d’Agonia, de devoção dos pescadores, é uma das maiores e mais coloridas festas de Portugal. A Procissão ao Mar leva a imagem da Senhora da Agonia todos os anos no dia 20 de agosto para abençoar o mar.
Do Santuário de Santa Luzia, no alto do monte com o mesmo nome, é possível apreciar uma das melhores vistas panorâmicas do norte de Portugal. Como a maioria das cidades portuguesas, no centro de Viana do Castelo encontra-se a Igreja da Sé.
Mais informações em: visitportugal.com
Texto por: Patrícia Chemin, com informações do Visit Portugal.
Foto destaque por: iStock / neirfy