As experiências são intrinsecamente pessoais e só existem na mente da pessoa que tenha sido cativada em um nível emocional, físico, intelectual ou até mesmo espiritual. Assim, duas pessoas não podem ter a mesma experiência, porque cada experiência deriva da interação entre o acontecimento organizado (como uma peça teatral) e o humor da pessoa. (Mario Beni, Análise Estrutural do Turismo)
Este texto do Professor Mário Beni, identifica claramente este atual modelo de turismo que se apresenta na retomada do turismo.
Significa que este turista se tornou mais exigente, que não importa apenas o lazer, mas unir o lazer a uma vivência e a busca do conhecimento. É um turista que por vezes está só como um peregrino, ou em família ou até mesmo em um grupo especifico de pessoas que ele já conhece e tem o mesmo objetivo.
Iniciado em 2016 no Brasil, o turismo de experiência ganha a atenção e o interesse dos viajantes, que buscam por novas experiências ao conhecer outros destinos, dentro ou fora do país.
O que é turismo de experiência:
Conhecer o que é turismo de experiência pode mudar, completamente, nossa maneira de viajar, uma vez que este nicho tem por objetivo proporcionar experiências diferenciadas aos viajantes.
Difere do turismo que costumamos realizar, o turismo de experiência foge do lugar-comum, que costuma se resumir em visitas a pontos famosos em determinada região, city tour e restaurantes renomados.
O viajante que escolhe o turismo de experiência terá a oportunidade de vivenciar mais de perto a cultura da população do local em questão. Conhecerá melhor o dia a dia dos nativos, a culinária raiz e os passeios que vão além dos pontos turísticos.
Essa ação faz com que o turista crie memórias únicas de sua viagem e que realmente tenha experiências que o permitam falar da região visitada com ainda mais propriedade. O turismo de experiência faz, ainda, que a viagem seja mais especial.
O início do Turismo de experiência no Brasil, foi a visita às regiões da uva e do vinho no RS. (Fonte: rioquente.com.br/blog/voce-conhece-o-turismo-de-experiencia)
…o turismo de experiência é um nicho de mercado que apresenta uma nova forma de fazer turismo, onde existe interação real com o espaço visitado, mesmo que não seja o ideal, é o real e é o que o turista está em busca. Esta prática turística está relacionada com as aspirações do homem moderno, cada vez mais conectado e em busca de experiências que façam sentido. É uma maneira de atingir o consumidor de forma mais emocional, por meio de experiências que são geralmente organizadas para aquele fim. A ideia é estimular vivências e o engajamento em comunidades locais que geram aprendizados significativos e memoráveis. (Fonte: SEBRAE, Turismo de Experiência pag. 8, CCS Gráfica e Editora, 2015)
Este novo perfil de turista em busca de ter a experiência da cultura, história e folclore do destino visitado, tem aumentado na retomada do turismo. Alguns denominam como turismo de vivência, que é de vivenciar o destino. Contudo é necessário que os destinos procurem elaborar roteiros, onde possam fazer com quem este turista permaneça no mínimo três dias, ou que destinos da mesma região turística possam realizar um roteiro turístico interligado.
Me deparei com uma ligação semanas atrás onde um amigo, se encontrava com uma família visitando um destino aqui do nosso Estado, e já vinham de Maceió/AL. Esta família procurava algo diferente além de sol e praia, porque iriam continuar mais três dias no local e não havia outra oferta para eles. Indiquei para ele um roteiro de turismo de experiência, e passei o contato de um guia de turismo que estava atuando neste roteiro.
Com esta realidade crescente no país é necessário que os destinos se preparem e procurem conhecer o perfil de turista que os visita. Hoje contamos com o SEBRAE, a FECOMERCIO, empresas de consultoria e assessoria, as Universidades Estaduais e Federais que podem realizar uma pesquisa minuciosa sobre o perfil do turista e auxiliar em um roteiro turístico no destino ou na região turística.
Os profissionais da área devem se preparar para este novo, buscando entender o que seu cliente procura e não apenas entregando pacotes de viagens prontos. É um novo perfil onde o nosso país tem muito para apresentar para o turista de experiência além de sol e praia.
Texto por: Sidnésio Moura
Foto: Divulgação