Nem só de Paris vive o romantismo na Europa! Você já ouviu falar no Túnel do Amor? O lugar fica em uma pequena comunidade em Klevan, onde vivem aproximadamente oito mil pessoas. A vila fica a 350 quilômetros da capital da Ucrânia. Considerado como uma das paisagens mais românticas do mundo, o Túnel do Amor trata-se, na verdade, de uma linha de trem desativada, que se transformou em túnel depois que seu redor foi totalmente cercado pela vegetação.
O caminho, de 3 quilômetros, é bastante visitado por casais apaixonados de todo o mundo. É um cenário perfeito para longas caminhadas de contemplação e isolamento! Segundo a lenda, o local desperta bons sentimentos no coração, e é usado por casais que desejam fazer pedidos de laços eternos de amor ou superstições na busca do amor verdadeiro.
Mas nem só de amor vive a Ucrânia. O país, que é o segundo maior da Europa, tem momentos de conflito marcantes em sua história e, até hoje, vive disputas territoriais. Apesar disso, sua capital, Kiev, é considerada uma cidade bastante cultural e vem se reinventando com um rico cenário artístico contemporâneo e gastronomia descolada.
Para quem visita o Túnel do Amor, a cidade funciona como base e merece alguns dias de desbravamento. Entre as atrações locais, palácios e igrejas se destacam.
A Catedral de Santo André, por exemplo, tem estilo barroco, foi construída segundo projeto do arquiteto italiano Bartolomeo Rastrelli e está localizada na parte superior da famosa Descida de Santo André. Não deixe de visitar também a Catedral de Santa Sofia. Fundada pelo Príncipe Yaroslav, o Sábio, a igreja é uma das mais antigas de Kiev e está sob o patrocínio da UNESCO. A mais notável obra-prima em mosaico da Sofia de Kiev é a imagem de 6 metros de Oranta, Virgem Santa Maria, com as mãos erguidas em oração.
Outro ponto importante da cidade é a Praça da Independência (Maidan). A praça central de Kiev tem um belo visual com os edifícios, jardins e monumentos em volta e é ponto de encontro de locais no centro da cidade.
A cidade também conta com grande variedade de museus, que contam a história do país, de Chernobyl e de pessoas importantes. Destaque para o Museu da Grande Guerra Pátria e a estátua da Mãe Pátria, que fica perto da Kievo-Pecherska Lavra.
No centro do complexo de 10 hectares eleva-se o monumento à Mãe Pátria (1981). A estátua de aço com 102 metros de altura é bem visível quando se atravessa o rio Dnipro no caminho do aeroporto de Boryspil para o centro da cidade. No interior do pedestal encontra-se o Museu da Grande Guerra Pátria, cuja exposição principal conta com mais de 15 mil peças.
Como chegar
Do Brasil à Kiev são cerca de 15 horas de voo, sendo que não há voos diretos. British Airways, KLM e Air France são as principais companhias que fazem a rota, com conexões nas principais cidades da Europa.
Onde ficar
O que comer
A gastronomia ucraniana é interessante, muito à base de sopas, vegetais e legumes. Nas carnes, consomem principalmente novilho, vitela, perdizes, faisões e bovino; e no peixe, o salmão e o esturjão são os mais típicos. É possível comer por cinco euros nos cafés, que servem refeições ligeiras, ou em buffets onde é possível experimentar muitos pratos diferentes. Nos restaurantes, come-se bem por preços entre os dez e vinte euros.
Texto por: Eliria Buso
Foto destaque por Istock/ pavel_klimenko