logo

Telefone: (11) 3024-9500

TRS Turquesa valoriza outras cores em Punta Cana | Qual Viagem Logo

TRS Turquesa valoriza outras cores em Punta Cana

12 de setembro de 2023

Um dos destaques da hotelaria de Punta Cana, região mais turística da República Dominicana, é o TRS Turquesa Hotel, empreendimento localizado na praia Bávaro, rodeado de natureza e emoldurado por praias de areia branca e mar azul turquesa. O empreendimento hoteleiro é focado para hospedagem de adultos ofertando serviço personalizado no atendimento,

Os quartos são bastante amplos, todos com amplas varandas e decoração clássica, banheiras de hidromassagem e amenites L’Occitane. As piscinas exclusivas têm espreguiçadeiras, serviço constante de bar e gastronomia de alto padrão, além do resort trabalhar o sistema all inclusive. Atividades esportivas, culturais e de entretenimento como shows, música ao vivo e atividades lúdicas completam os primorosos serviços.

Foto por: Cláudio Lacerda Oliva

Também na praia de Bávaro, do mesmo grupo hoteleiro espanhol, destacamos o Grand Palladium Punta Cana, Palace e Bávaro Resort & Spa, três hotéis frente mar, cinco estrelas, com entretenimento diário para adultos e crianças, variedade de restaurantes e bares, tanto no formato show cooking como a la carte, além de infraestrutura completa de praia que garante férias inesquecíveis para toda a família. É importante ressaltar três itens fundamentais para o sucesso de sua temporada de férias: segurança, garantia de sol e uma gastronomia perfeita e variada permitindo aos turistas se entregarem definitivamente ao ócio.

Foto por: Cláudio Lacerda Oliva

Chegando ontem para conhecer mais de perto o TRS Turquesa, me deparei com uma grata surpresa. A rede, que é de origem totalmente espanhola, aposta firme no treinamento de seus colaboradores e valoriza de maneira intensa a formação de mão de obra local. Pude constatar no segmento de Alimentos e Bebidas a oportunidade de ver dois profissionais na área de comando do segmento.

Fernando Peguero, chefe de especialidades do restaurante Capricho – Foto por: Cláudio Lacerda Oliva

O primeiro foi Fernando Peguero, um homem negro de meia idade, atualmente chefe de especialidades do restaurante Capricho.  Recém-chegado ao Grupo Palladium, tem quase duas décadas de experiência na área. Ele garante com sorriso largo e comenta: “a maior satisfação é ver a felicidade do hóspede depois da experiência de uma boa refeição”.

Foto por: Cláudio Lacerda Oliva

A outra excelente surpresa do dia foi no jantar do Restaurante Francês La Bohéme, que oferta cardápio à la carte e francês. Esse é um dos 14 espaços gastronômicos do complexo e esse só aceita clientes com reserva marcada.

O menu degustação passeia por criações inovadoras, saladas coloridas, com molhos especiais, sopa de cebola divina, coberta com massa crocante especial e um dos pratos principais do cardápio. Eu pedi o estrogonofe servido com talharim fresco. Quem coordena todo esse serviço com perfeição é David Leonardo, outro homem negro e chefe de família, tem 41 anos de idade e se orgulha por ser pai de 4 filhos. Um de 25, outro de 22, e mais dois de 19 e 18 anos.

David Leonardo, do La Bohéme – Foto por: Cláudio Lacerda Oliva

Formado em gastronomia pela Infotep, uma das melhores escolas técnicas da área de gastronomia da República Dominicana, David Leonardo deixou a cidade natal de Santa Cruz del Seibo muito cedo e logo tomou o rumo do trabalho, atuando por várias empresas de hotelaria e gastronomia até chegar ao grupo Palladium no ano de 2015 e fazer uma carreira de muita luta e suor. Passou por todas as etapas da área de A&B até galgar o atual cargo de Supervisor do La Bohéme. Ele comanda uma equipe de 10 camareiros e mais 5 profissionais na cozinha e faz de tudo para que a entrega ao hóspede seja impecável.

Foto por: Cláudio Lacerda Oliva

É muito bom estar no mar do Caribe, contemplar as praias de areias claras, as piscinas muito bem cuidadas, os jardins perfeitos, o céu de brigadeiro, a comida farta e bem elaborada, mas temos de ter a consciência que por trás de toda essa estrutura existem pessoas, que tem alma, coração e acima de tudo dignidade. Trabalham aos finais de semana, no Natal, no Réveillon, no carnaval, nas férias e folgam quando podem, principalmente em função das altas taxas de ocupação.

Fiquei hoje mais motivado em saber que a filosofia do Grupo Palladium é valorizar o profissional, independentemente de sua cor e de seu status social. No turismo e na hotelaria o papel da pessoa negra é quase sempre secundário.

Foto por: Cláudio Lacerda Oliva

Era chegado o momento da valorização dos saberes locais que imprimem o valor da herança afro-americana no que fazem, não esquecendo da luta ancestral por dignidade e oportunidade real de comando, responsabilidade e destaque, num segmento dominado quase sempre por brancos, que chegam principalmente da Europa, não respeitando o destino, as tradições locais e que muitas vezes impõe conceitos errados de liderança, atuando ainda como colonizadores.

Aqui enfim, começo a ver justiça e equilíbrio das relações de trabalho entre negros e brancos.

Que o exemplo que pude conferir no dia de ontem, venha com outros mais. Parabéns ao departamento de RH do Grupo Palladium, que mostra igualdade na capacidade das pessoas, independentemente de sua cor e origem. Esse exemplo prova que Responsabilidade Socioambiental é muito mais que reciclar latas e separar plástico. Como é bom ver a igualdade das pessoas ganhando destaque verdadeiro.

Vamos com certeza retratar em outras matérias, a estrutura física de cada empreendimento e as belezas de Punta Cana e região. Temos de ter em mente que o turismo e a hotelaria são guiados por pessoas e que essas têm alma, cor e, acima de tudo, dignidade!

Cabe uma reflexão, que na parte oeste dessa fantástica ilha Hispaniola existe o Haiti, que vive momentos terríveis de violência e casos absurdos de falta completa de direitos humanos. Quem sabe o turismo pode contribuir num futuro para mudar também essa história.

Com certeza recomendo a experiência de hospedar no TRS TURQUESA.

Mais informações trshotels.com

Texto por: Cláudio Lacerda Oliva – enviado especial a Punta Cana.

Foto destaque por: Divulgação

Comentários