Trindade é um reduto de fé para quem visita o Estado de Goiás. Localizada a menos de 30 quilômetros de Goiânia, e separada desta por uma rodovia de romeiros de 18 quilômetros, a cidade transborda religiosidade em diversas atrações como igrejas e monumentos.
Chamado de Capital da Fé pelos goianos, o destino já é nacionalmente conhecido por esses atrativos de turismo religioso, recebendo mais de 4,5 milhões de turistas anualmente. Quer mais dados impressionantes? A cidade realiza o 2º maior evento religioso do Brasil, abriga o único Santuário dedicado ao Divino Pai Eterno do mundo e ainda conta com a maior romaria de carros de boi do mundo.
Para entender toda essa devoção, vamos à história. Fundada em 1920, a base da cidade foi construída, anos antes, a partir do encontro entre a fé e a devoção. Por volta de 1840, o casal de agricultores Ana Rosa e Constantino encontrou, às margens do córrego do Barro Preto, um medalhão da Santíssima Trindade coroando a Virgem Maria.
A devoção do casal, que atribuía diversas graças ao Divino Pai Eterno, foi se espalhando pelos moradores da cidade e resultou na criação do primeiro templo, 1912, hoje transformado em Igreja Matriz. A paróquia é justamente um dos principais pontos turísticos da cidade, sendo considerado Patrimônio Cultural do Brasil pelo IPHAN. Com estilo barroco, a construção mantem sua tonalidade azul e branca até hoje.
Já o segundo templo, construído em 1974 (apesar de ter sua pedra fundamental lançada em 1943) revela toda sua imponência podendo ser avistado de diversos cantos da cidade. O Santuário Basílica chama a atenção por seus vitrais e cúpulas, além de um enorme salão principal, da Sala dos Milagres, onde objetos são deixados em gratidão ao Divino Pai Eterno – incluindo um espaço dedicado ao cantor sertanejo Leandro -, e da gruta de Nossa Senhora de Lourdes.
E além da basílica, hoje, a cidade está construindo um terceiro templo para acompanhar o crescimento do número de fiéis e visitantes. Iniciadas em 2012, as obras devem duram cerca de dez anos e prometem entregar uma igreja ainda mais monumental, a cerca de um quilômetro do santuário atual.
Além das igrejas, que realizam missas regulares, outros atrativos fazem parte do roteiro religioso de Trindade, como a Via Sacra, um conjunto de 14 estações feitas pelo artista plástico Elias Santos, e dispostas ao longo da avenida Constantino Xavier, que representam o caminho percorrido por Jesus (paixão, morte e ressureição).
A última estação fica na escadaria da igreja de Padre Pelágio, ou Santíssimo Redentor. O local também é ponto de parada dos romeiros e abriga os restos mortais do famoso missionário redentorista local.
Para quem não abre mão de uma lembrancinha sagrada, a cidade conta com diversas lojas e feirinhas que comercializam terços, santinhos e outros adereços religiosos. Na praça da Igreja Matriz, o que não faltam são opções para comprar.
Festa do Divino Pai Eterno
Todos os anos, entre o final de junho e o começo de julho, Trindade recebe romeiros do Brasil inteiro para a celebração da Festa do Divino Pai Eterno. Realizado há quase 200 anos, é considerado o 2º maior evento religioso do país e abriga a famosa romaria dos carros de boi. São mais de 300 carreiros e dois mil cavaleiros desfilando no Carreiródromo. A festa reúne missas, batizados e outros eventos religiosos durante dez dias.
Onde ficar
Na cidade, o Hotel Liguori é a melhor opção de hospedagem. Mas graças a distância, Trindade é ideal para um passeio de um dia saindo de Goiânia. Quem preferir ficar na capital pode se hospedar no Holiday Inn Goiânia, com excelente localização no Setor Oeste da cidade.
Texto e fotos por: Eliria Buso. A jornalista viajou a convite da IHG e da Avianca Brasil, com apoio da AGETUL.