Localizada na região de Vêneto, na Itália, Treviso foi construída entre as margens do Rio Sile e é uma das cidades mais encantadoras do país. Não muito diferente de Veneza, que fica a apenas 40 km de distância, em Treviso também é possível encontrar canais e pontes românticas, elegantes palácios, igrejas e praças, além de uma atmosfera tranquila e agradável.
O centro histórico da cidade foi marcado pela Idade Média e disputado por vários senhores feudais. Ainda nos dias de hoje é possível notar as antigas portas de entrada na cidade, que restam dessa época. Além das portas, há também muralhas que acompanham a extensa avenida, por onde se pode passear.
A Piazza dei Signori é o coração da cidade, uma praça movimentada com cafés e palácios. O Palazzo dei Trecento está situada nessa praça, construído em 1210 ao lado do Pallazo del Podesta com suas galerias. Há também a Casa dei Ferraresi, Casa di Noal, os três palácios da Família Rinaldi, construídos na Idade Média, e as elegantes vilas, que completam o charme de Treviso.
A comuna italiana apresenta muito glamour e elegância, principalmente quando os visitantes chegam à Via Callmaggiore, a principal rua que concentra várias lojas de grife. Em meio a tantas marcas de luxo, a rua também é a sede da famosa grife Benetton desde 1960.
Também não deixe de conhecer as principais igrejas da cidade: Catedral de San Pietro de Treviso, com suas sete cúpulas e estilo neoclássico; Igreja e Catedral San Nicolò; e a Igreja San Francesco. Os lugares religiosos são conservados e marcados por histórias que são contadas a partir de suas construções.
Para conhecer os museus, dedique-se ao Santa Caterina, um espaço com galerias de arte medieval e renascentista; ao Ca’dei Carraresi, museu que recebe importantes mostras e eventos; e ao Museo Bailo, com um projeto incrível de Heinz Tesar.
Gastronomia
Há dois lugares importantes que mostram muito bem como é a gastronomia local: Ilha do Mercado e Strada Del Prosecco. A Ilha do Mercado existe há muitos anos e tinha como objetivo descarregar mercadorias e passageiros de Veneza. O lugar é um dos mais bonitos de Treviso e é possível encontrar ali muitas iguarias, como enguias, mariscos e bacalhau. Mas a especialidade é mesmo o risoto, como o Risi e Bisi, prato clássico da região.
É impossível ir para qualquer pedaço da Itália e não provar um delicioso vinho. A Strada Del Prosecco é o lugar ideal, onde concentra os melhores vinhos do país. A estrada é a principal via de acesso a inúmeros vinhedos e vinícolas, sendo algumas abertas para visitação.
Como chegar
A apenas 40 quilômetros de Veneza, há duas formas de chegar em Treviso: através do pequeno aeroporto internacional, o San Giuseppe, usado por poucas companhias como Ryan Air; e de trem, saindo de Veneza.
Onde ficar
Texto por: Caroline de Oliveira
Foto destaque por iStock / PM78