Ícone do site Qual Viagem

Três dicas para curtir Tulum no verão

Foto via iStock/ TG23

Quando se pensa em destinos paradisíacos para a temporada de verão, o México está no topo da lista. A riqueza natural do país atrai entusiastas de todo o globo. Cancun sempre reinou absoluta na rota dos turistas, entretanto, nos últimos anos, a charmosa e mística Tulum vem sendo a escolha de quem desembarca no caribe mexicano.

A cidade de cultura maia fica à beira-mar e está situada na Riviera Maya, a cerca de 130 quilômetros de Cancun, pouco mais de duas horas de carro. Tulum carrega em sua história e beleza o poder de um sítio arqueológico, uma natureza totalmente preservada e encantadoras águas no tom azul turquesa.

Foto por iStock / SL_Photography

Protegida por uma muralha que, em alguns pontos, chega a ter seis metros de espessura, Tulum foi um importante porto de mercadorias até o ano de 1518, quando por lá chegaram os espanhóis. Dentro desses muros, estão heranças arqueológicas, castelos, templos, ruínas e uma impactante beleza natural que fazem da cidade um destino imperdível.

Com esse menu atrativo é inevitável que alguns pontos da cidade fiquem superlotados. Mas, ainda assim é possível fugir do burburinho e explorar uma Tulum calma.

Foto via iStock por memo06dic

“Para quem busca o descanso do corpo e da mente, sugiro evitar o primeiro trecho, onde estão as Playas Santa Fé e Paraíso, que ficam próximas às ruínas e recebem a maior parte de turistas. O terceiro trecho é o mais indicado. Lá estão as praias mais desertas e a natureza é rústica. Além disso, a região oferece uma gastronomia de alto nível. Destaque para a Playa Ana Y  José ( Ana y José Hotel & Spa) e Ziggy Beach (The Beach Tulum Hotel)”, indica a fotógrafa de natureza e expert em viagens, Luciana Matosinhos.

Para hospedagem, Luciana indica o  The Royal Suites Yucatan, resort de modalidade all inclusive que tem ainda integração com o Grand Palladium Riviera Resort & Spa, o que significa ter à disposição serviços de spa, piscinas privativas e terraços que te possibilitam uma vista privilegiada. “O empreendimento é ideal para quem deseja curtir uma viagem de folga com as amigas”, revela.

Foto via Divulgação/ TRS Yucatan

Os cenotes são outros pontos turísticos marcantes de Tulum. Para Matosinhos, os imperdíveis são: Cenote dos Ojos e Gran Cenote. Neles, é possível mergulhar, andar de caiaque e explorar a natureza em seu estado mais puro.

Foto via iStock por sorincolac

Na gastronomia, Matosinhos sugere os restaurantes Arca Tulum, com tradicional menu mexicano. “Nele, todos os ingredientes são originários de praias e produtores regionais. O cardápio é cíclico e muda conforme as estações. Dos pratos fixos, indico o polvo grelhado e o purê de lentilha”, sugere. “Temos também o BAL NAK, onde podemos degustar uma culinária mexicana e contemporânea cercados pela natureza. Para quem gosta de frutos do mar, é indispensável apreciar a lagosta grelhada na manteiga. Há também opções veganas e vegetarianas no cardápio”, finaliza.

Texto por Agência com edição de Carolina Berlato

Imagem Destacada via iStock por TG23

Comentários

Sair da versão mobile