Quando se pensa em destinos paradisíacos para a temporada de verão, o México está no topo da lista. A riqueza natural do país atrai entusiastas de todo o globo. Cancun sempre reinou absoluta na rota dos turistas, entretanto, nos últimos anos, a charmosa e mística Tulum vem sendo a escolha de quem desembarca no caribe mexicano.
A cidade de cultura maia fica à beira-mar e está situada na Riviera Maya, a cerca de 130 quilômetros de Cancun, pouco mais de duas horas de carro. Tulum carrega em sua história e beleza o poder de um sítio arqueológico, uma natureza totalmente preservada e encantadoras águas no tom azul turquesa.
Protegida por uma muralha que, em alguns pontos, chega a ter seis metros de espessura, Tulum foi um importante porto de mercadorias até o ano de 1518, quando por lá chegaram os espanhóis. Dentro desses muros, estão heranças arqueológicas, castelos, templos, ruínas e uma impactante beleza natural que fazem da cidade um destino imperdível.
Com esse menu atrativo é inevitável que alguns pontos da cidade fiquem superlotados. Mas, ainda assim é possível fugir do burburinho e explorar uma Tulum calma.
“Para quem busca o descanso do corpo e da mente, sugiro evitar o primeiro trecho, onde estão as Playas Santa Fé e Paraíso, que ficam próximas às ruínas e recebem a maior parte de turistas. O terceiro trecho é o mais indicado. Lá estão as praias mais desertas e a natureza é rústica. Além disso, a região oferece uma gastronomia de alto nível. Destaque para a Playa Ana Y José ( Ana y José Hotel & Spa) e Ziggy Beach (The Beach Tulum Hotel)”, indica a fotógrafa de natureza e expert em viagens, Luciana Matosinhos.
Para hospedagem, Luciana indica o The Royal Suites Yucatan, resort de modalidade all inclusive que tem ainda integração com o Grand Palladium Riviera Resort & Spa, o que significa ter à disposição serviços de spa, piscinas privativas e terraços que te possibilitam uma vista privilegiada. “O empreendimento é ideal para quem deseja curtir uma viagem de folga com as amigas”, revela.
Os cenotes são outros pontos turísticos marcantes de Tulum. Para Matosinhos, os imperdíveis são: Cenote dos Ojos e Gran Cenote. Neles, é possível mergulhar, andar de caiaque e explorar a natureza em seu estado mais puro.
Na gastronomia, Matosinhos sugere os restaurantes Arca Tulum, com tradicional menu mexicano. “Nele, todos os ingredientes são originários de praias e produtores regionais. O cardápio é cíclico e muda conforme as estações. Dos pratos fixos, indico o polvo grelhado e o purê de lentilha”, sugere. “Temos também o BAL NAK, onde podemos degustar uma culinária mexicana e contemporânea cercados pela natureza. Para quem gosta de frutos do mar, é indispensável apreciar a lagosta grelhada na manteiga. Há também opções veganas e vegetarianas no cardápio”, finaliza.
Texto por Agência com edição de Carolina Berlato
Imagem Destacada via iStock por TG23