A província de Salta, no norte da Argentina, é um local que reserva ao viajante a possibilidade de avistar paisagens incríveis. Partindo da capital homônima para a cidade de San Antonio de Los Cobres, o turista percorre estradas montanhosas onde é possível avistar as mais peculiares formações geológicas.

Foto por Cláudia Costa
Em alguns pontos as colinas são multicoloridas, devido ao acúmulo de diferentes minerais. Em outros, as pedras predominam, com diferentes formatos. Por quase todo o percurso é possível ver os cardones (cactus), que são muito presentes nessa paisagem.

Foto por Cláudia Costa
Em alguns pontos também existem vilarejos, que ficam nas encostas das montanhas, onde os habitantes locais vendem artesanatos e tortillas (uma massa que lembra uma panqueca, recheada de presunto e queijo).

Foto por Cláudia Costa
Após algumas horas de estrada, chega-se a San Antonio de Los Cobres, considerada a capital nacional da mineração e de onde parte o Tren a Las Nubes (Trem das Nuvens), cuja linha é a terceira mais alta do mundo.

Foto por Cláudia Costa
Ao embarcar o turista percorre a via férrea por cerca de uma hora e 15 minutos, até chegar ao ponto mais alto: o viaduto La Polvorilla, que fica a 4.200 metros acima do nível do mar e de onde é possível avistar uma paisagem de tirar o fôlego. Ali os passageiros descem para uma parada de meia hora, onde podem comprar artesanato, admirar a paisagem ou assistir à cerimônia à bandeira que é realizada no local.

Foto por Cláudia Costa
O Trem das Nuvens surgiu nos anos 20 com a finalidade de transportar minérios na região. Em 16 de julho de 1972 foi realizada a primeira viagem turística oficial. Dessa forma o atrativo completa 50 anos agora em 2022. Conforme explicam os guias locais, que falam tanto em espanhol quanto em português, o nome foi dado por jornalistas que visitaram a atração no início do ciclo turístico e que se impressionaram com a fumaça levantada pelo trem (e que se assemelhava a uma nuvem).

Foto por Cláudia Costa
As partidas acontecem às terças, às quintas e aos sábados, mas durante a alta temporada podem ocorrer em mais datas. O valor pode incluir apenas o trajeto de trem ou também o transfer para San Antonio de Los Cobres.
Mais informações em: trenalasnubes.com.ar
Texto por: Cláudia Costa. A jornalista viajou a convite do governo da província de Salta com a proteção do seguro viagem da GTA – Global Travel Assistance.
Foto destaque por: iStock / olli0815