Ícone do site Qual Viagem

Trem das Nuvens, na Argentina, é um dos mais altos do mundo

Foto por IStock/Dmitry_Saparov

Quem vai a Argentina tem uma atração diferente de tudo que se fala sobre a sua capital Buenos Aires. Na cidade de Salta, no noroeste do país, existe uma das coisas mais pitorescas e fascinantes que o viajante encontra no limite com Chile, sobre a Cordilheira dos Andes, O ramal C-14 do Ferrocarril General Belgrano, mais conhecido como Trem das Nuvens ou Trem às Nuvens circula por cima dos 4 mil metros sobre o nível do mar. Pela sua grande altura, muitas vezes podem ser apreciadas nuvens debaixo dos pontes ou nas ladeiras.

O percurso pelo trem tem 434 quilômetros (ida e volta), começa na estação General Belgrano e termina no Viaducto La Polvorilla, a 4.220 metros acima do nível do mar.

Foto por IStock/ Fabrizio-Zambelli

É um dos três trens mais altos do mundo, que atravessa vertiginosas montanhas da Cordilheira dos Andes entre paisagens espetaculares. Parte desde a cidade de Salta, atravessa o vale de Lerma, para se introduzir na Quebrada del Toro e chegar até a Puna.

Atravessa 19 túneis, 29 pontes, 13 viadutos, 9 alpendres, dois rolos que formam a via, e vários esgotos, algum deles, verdadeiros e colossais obras de arte que emergiram da imaginação do seu criador: o engenheiro Richard Fontaine Maury, quem concretizou a façanha de atravessar a Cordilheira dos Andes com as possibilidades da engenharia.

Saiba mais em www.trenalasnubes.com.ar.

Texto por: Eliria Buso

Foto destaque por IStock/Dmitry_Saparov

Comentários

Sair da versão mobile