Duas sinagogas, um antigo cemitério e ruas estreitas de delicada beleza, com uma atmosfera inesquecível. Assim é o gueto de Třebíč, na República Tcheca. O Bairro Judeu está entre os maiores e melhor preservados da Europa. Por sua importância cultural e histórica, o conjunto de casas do antigo gueto, junto a Basílica de São Procópio, foi inscrito na Lista do Patrimônio Mundial da UNESCO como o primeiro monumento judeu independente fora de Israel.
Durante centenas de anos viviam junto, em Třebíč gerações de judeus e cristãos que, juntas, criaram este lugar singular, o gueto de Třebíč. Sua fundação começou no século XII e atualmente estão conservados incríveis 123 edifícios construídos em distintos estilos.
Os judeus de Trebic não eram autorizados a viver em bairros cristãos da cidade. Assim, eles começaram a se estabelecer na margem esquerda do rio Jihlava onde se originou o bairro judeu chamado Zámostí. Os judeus estiveram separados de seus vizinhos cristãos por um longo período. Durante a Segunda Guerra Mundial, os judeus locais foram levados e a comunidade de Třebíč se extinguiu depois da guerra. Hoje Třebíč’ tem mais de uma centena de edifícios bem preservados, duas sinagogas, a prefeitura judial, a Casa do Rabino, ou casa de caridade, escola e hospital. São típicos de lá os locais públicos, ruas estreitas, terraços e também um dos maiores cemitérios judaicos na Europa. A atmosfera mágica deste lugar também se reforça nas mais de duas mil lápides cobertas de musgo. Na Sinagoga estão os murais e exposição da história do bairro judeu. No centro da casa judaica é possível saber como vivia uma família judaica e descobrir o segredo de refeições kosher.
Entre Zámostí e do rio encontra-se o centro da cidade, formado pela Karlovo náměstí, a Praça Carlos, com um edifício renascentista que não se pode deixar de ver: a Casa Pintada, decorada com graffito, que é hoje o centro de turismo. Nos jardins do Palácio de Třebíč encontra-se a Basílica de São Procópio com uma bela nave de colunas que é protegida por um portal semicircular chamado Rajská brána, Porta do Paraíso.
Texto por: Agência com edição Eliria Buso
Foto destaque por Istock/ Bertl123