Na última quarta (18), aconteceu em São Paulo a segunda edição do Travel Connect, com discussões sobre tendências do mercado de viagens corporativas, o novo perfil do viajante corporativo, novas tecnologias e soluções para o setor frente aos desafios atuais. O evento contou com cerca de 400 participantes, que tiveram a oportunidade de assistir a uma extensa programação de palestras ministradas por 20 profissionais de empresas referências do segmento de turismo corporativo. O Travel Connect 2023 foi promovido pela agência de viagens corporativas VOLL, em parceria com o CUBO Itaú, LATAM Airlines, Grupo R1 e Associação Latino Americana de Gestão de Eventos e Viagens Corporativas (ALAGEV).
Para a apresentação, a VOLL convidou a diretora executiva e a gerente de educação da ALAGEV, Giovana Jannuzzelli e Andréa Matos. O diretor de negócios de viagens do Google, Maurício Martiniano, apresentou curiosidades e oportunidades de negócios a partir dos dados de pesquisa na plataforma e como eles refletem o perfil do novo viajante brasileiro. Segundo o Google, houve aumento de 156% nas pesquisas por rotas de até 250 km e uma queda de 77% por rotas com até 3,5 mil km, na comparação entre 2019 e 2023. Os dados refletem um comportamento mais voltado ao turismo terrestre e oportunidades para o segmento de aluguéis de veículos, por exemplo, que teve incremento de 54% nas pesquisas. A busca por hotéis cresceu 99% nos últimos quatro anos.
Em um painel sobre liderança feminina, os organizadores convidaram a diretora de vendas e marketing da LATAM Airlines Brasil, Aline Mafra, para falar sobre o tema com a cofundadora e diretora comercial da VOLL, Jordana Souza. Ainda compuseram a programação outros grandes nomes dos principais players do mercado, como Carolina Gaete, diretora comercial da Accor; Paulo Costa, CEO do Cubo Itaú; Paulo Henrique Pires, diretor comercial da Localiza; Raffaele Cecere, CEO do Grupo R1; e o palestrante internacional Joaquin Navasal, CEO da Consolid Global Travel Solutions, a maior aliança de agências de viagens da América Latina.
Antes de encerrar o evento, o cofundador e CEO da VOLL, Luciano Brandão, apresentou a grande novidade: uma solução digital via app para a gestão de viagens global e unificada, com operação multilíngue e com conteúdo multimoedas. Havia uma dor no mercado frente às soluções disponíveis até então, uma vez que, na prática, embora as agências de viagens sejam representantes de marcas globais, elas oferecem apenas serviços locais. Isso significa que, se uma empresa precisa organizar uma viagem do seu colaborador que é baseado em seu escritório no México, ele deverá lidar com uma agência de viagens mexicana e utilizar uma determinada tecnologia; para a Inglaterra, uma agência de viagens inglesa e, possivelmente, uma outra tecnologia — e assim por diante.
“Com a nova solução global da VOLL, todas as viagens, de colaboradores de quaisquer lugares de todo o mundo, são feitas por meio de uma única plataforma, com conteúdos em moeda local e atendimento no idioma do colaborador. Passa-se a ter um fluxo gerencial e operacional sistêmico, transformando a experiência em algo muito mais linear, seguro e eficiente”, explica Brandão. Agência de viagens corporativas protagonista em seu setor, a VOLL tem atualmente mais de 300 clientes e 500 mil usuários em seu app pioneiro e plataforma exclusiva. Agora, também se tornou a primeira agência do segmento no Brasil a oferecer uma solução completa a nível mundial.
Mais informações em: govoll.com
Texto por: Agência com edição de Patrícia Chemin
Foto destaque por: Patrícia Chemin