Ícone do site Qual Viagem

A tranquilidade de Itaparica e suas belas águas

Itaparica é uma cidade tranquila com ruas arborizadas e calçadas com pedras, que dão um tom da modesta paisagem local. É um município do estado da Bahia e está localizada na Ilha de Itaparica, na Baía de todos os Santos. Em sua orla, estão diversos bares e restaurantes com mesinhas nas calçadas que servem pratos e petiscos á base de frutos do mar, batidas de frutas tropicais e uma cerveja bem gelada.

Com um cenário de águas calmas e cristalinas, o turismo náutico da cidade é bastante favorecido. A ilha de Itaparica é a maior da Baía de Todos os Santos e possuí mais de 40 km de praias. A ilha possui águas brandas e piscinas naturais formadas em grande parte das praias. A praia da Ponta de Areia é a preferida dos turistas, pois é boa para o banho e para a prática de esportes náuticos e passeios de caiaque em suas águas mornas e rasas, com poucas ondas e sem pedras. A praia fica próximo ao centro de Itaparica.

Foto por CleideIsabel2 via Commons Wikimedia

A cidade também é sinônimo de religiosidade. Itaparica concentra no Porto do Santo um santuário de oferenda, fé e orações, onde romeiros pagam suas promessas e pedem novas bênçãos. O acesso ao local é feito por meio de uma trilha em meio á Mata Atlântica.  A Fonte da Bica é a única à beira-mar no Brasil, construída em 1842 por José Felipe do Nascimento. A fonte que é famosa por sua “Água fina que faz velha virar menina” foi oficializada como estância hidromineral em 1937 e tem em seu histórico cura de males do estômago, fígado, icterícia, distúrbios renais e intestinais.

A cidade possui uma boa infraestrutura com restaurantes, bares, pousada, sorveteria, praças, igrejas como a Nossa Senhora da Piedade e a de São Lourenço, e pontos culturais que valem a pena serem conhecidos; Como, por exemplo, a Fortaleza de São Lourenço de onde se pode observar boa parte da Baía, sendo o ponto de encontro das águas da costa e da contra costa.

Texto por: Raphaela Cristina Alves

Foto destaque via Flickr Daniel Ribeiro

Comentários

Sair da versão mobile