Ícone do site Qual Viagem

Touros ganha bandeira e notoriedade com o Vila Galé no RN

O estado do Rio Grande do Norte ganhou no último sábado um investimento da ordem de R$ 150 milhões. A rede portuguesa Vila Galé inaugurou o seu mais novo empreendimento no Brasil, gerando mais de 300 empregos diretos e outros 1500 indiretos.

Foto por Marcos Jorge Maradei

Na inauguração sentimos a falta do governador do estado, que justificou a sua não presença por estar participando das eleições desse ano, concorrendo à reeleição. Sentimos falta também do secretário de turismo, do presidente da Embratur, do Presidente da República e de tantas outras figurinhas marcantes da política, que quando têm a oportunidade de reverenciar e apoiar uma obra dessa importância preferem se manter no anonimato. A rede Vila Galé prova que não precisa de nenhum apoio político.

Foto por Marcos Jorge Maradei

Na coletiva de imprensa, concedida a mais de 30 importantes veículos de comunicação de todo o país, o Diretor Presidente da Rede Vila Galé, Dr. Jorge Rebelo de Almeida, comentou que infelizmente o Brasil não tem uma política voltada para a indústria do turismo e hotelaria, que nosso país precisa urgentemente ampliar o transporte aéreo internacional e no mínimo quintuplicar o número de turistas estrangeiros que visitam o Brasil.

Nos últimos dados divulgados pelo Ministério do Turismo, o país recebeu algo em torno de 6,5 milhões de turistas internacionais. Ele deu o exemplo de Portugal, que tem um território menor que a metade do estado de São Paulo e que recebeu 23 milhões de turistas em 2017 – na Espanha, foram quase 60 milhões.

Um empresário que mostra confiança e determinação em continuar acreditando no Brasil, Dr. Jorge Rebelo de Almeida na verdade é mais que um simples empresário da hotelaria, é um descobridor de destinos.

Novos investimentos, mesmo com a crise

Mesmo com a crise que ainda insiste em continuar, a Vila Galé acredita no Brasil e anuncia que vai inaugurar até dezembro mais 78 apartamentos no Vila Galé Marés (na Bahia) e confirmou que iniciará projeto de construção de um novo resort em Una, na Costa do Cacau/BA, a cerca de 30 km de Ilhéus, já com data de início das obras marcado para 2019.

Outra operação que será inaugurada ainda este ano é o Vila Galé Sun em Cumbuco, no litoral cearense, onde o destaque é de um condohotel focado nas famílias, apenas com café da manhã e serviços mais flexíveis.

Gostoso pela própria natureza!

Foto por Patrícia Chemin

A combinação de ventos fortes e constantes, águas mornas e belas praias, algumas quase que intocadas, faz de São Miguel do Gostoso um dos principais destinos turísticos do Rio Grande do Norte, a menos de 20 km de Touros. O pequeno vilarejo atrai cada vez mais praticantes do windsurf e do kitesurf. Mas há também por lá o stand-up paddle, mais leve para praticar.

Foto por iStock / Diana_OCarroll

As praias de São Miguel do Gostoso oferecem paisagens estonteantes e um mar de águas quentes e verdes e sol em mais de 300 dias do ano. Entre a ponta do Santo Cristo, Maceió e Xepa, que são as mais centrais, a praia de Tourinhos desponta como uma das mais belas. Já a praia do Marco tem destaque desde 1501, onde portugueses avistaram o Brasil antes de aportar no litoral sul da Bahia.

Foto por Eliria Buso

Outro destaque é a Lagoa do Cardeiro, que tem belas paisagens e é um dos locais de desova da tartaruga marinha. Gostoso também tem alguns eventos que merecem destaque: sedia festivais de jazz e de cinema e atualmente oferece mais de 40 pousadas, além de um dos mais completos centros de gastronomia contemporânea do Nordeste.

Foto por iStock / Holovaty

Touros e Peroba completam as atrações

Touros é conhecido como “Esquina do Brasil” por estar localizado no extremo do mapa. Costuma-se dizer que o mapa do Brasil seria em formato de bota e, por isso, o Farol é chamado de “Farol do Calcanhar”. Exatamente esse ponto seria o mais próximo do continente africano, seguindo em linha reta pelo Oceano Atlântico.

Foto por Marcos Jorge Maradei

Na área da agricultura, o destaque é para a produção de abacaxi, além da pesca artesanal. Um dos pontos turísticos é o Farol do Calcanhar, com 62 metros de altura. É o maior farol do Brasil. As falésias que deram o nome para a cidade compõem parte do litoral de Touros, que também possui uma faixa de areia ao nível do mar e uma região plana no centro da cidade. Os coqueirais são a marca de Touros, que possui uma região de manguezal próxima aos rios e caatinga no interior. O mar é repleto de corais e pedras.

Nessa parte litorânea ainda pouco explorada e divulgada do Rio Grande do Norte, um dos lugares que mais me chamou atenção foi a Praia de Perobas, que, com suas águas claras e tranquilas, proporciona uma grande experiência em Touros, a 78 km de Natal e a 35 km de São Miguel do Gostoso. Durante nossa estada no Vila Galé Touros, fomos informados sobre um mergulho nos Parrachos de Perobas que ainda guarda a tranquilidade de uma vila de pescadores – é possível presenciar a rotina da praia acompanhando as jangadas chegando do mar. Caminhando um pouco pela praia, vimos um dos cartões-postais da região, o famoso Coqueiro Torto.

As piscinas naturais do Caribe brasileiro

O passeio às pouco exploradas piscinas naturais de Perobas é feito de lancha, que ficam a 5 km da costa com um percurso de cerca de 20 minutos. A lancha fica parada nas piscinas entre 1h e 1h30. Na praia existem algumas barracas de praia, que servem petiscos e refeições. Indicamos o delicioso pirão de camarão. O passeio é bem procurado por turistas que estão na região, por isso é bom ligar e reserva o mergulho com antecedência.

Perobas é carinhosamente chamada de “Caribe Brasileiro”. No trajeto, que é bem rápido, podemos observar o Farol que é ponto de referência para chegar às piscinas como também aos cardumes que acompanham o barco. Quando chegamos no ponto de mergulho, a equipe distribui os equipamentos (máscara e snorkel) e recomenda utilizar o colete, embora a profundidade seja pequena.

O mergulho é suave e as crianças podem alimentar os peixinhos. Uma “Lancha Bar” serve bebidas e espetinhos. Uma novidade do passeio é a opção de mergulho com cilindro.

Serviços e passeios

Passeios nas Piscinas naturais de Perobas – passeiosnasaguas.com / Fanpage. Contato: Anselmo / (84) 99175-2054.

Sobre o Vila Galé Touros

A Vila Galé abriu sua oitava unidade no Brasil. Trata-se do Vila Galé Touros Hotel Resort Conference & Spa, localizado a 90 km de Natal. Com 514 acomodações, o empreendimento possui piscinas, Clube Nep (voltado para as crianças), Spa Satsanga e seis restaurantes ao longo de uma área paradisíaca de 113 mil m². O resort trabalha no sistema all inclusive, e abriga o maior Centro de Convenções do estado, com capacidade para até 1.200 pessoas.

Mais informações em: vilagale.com/br/hoteis/rio-grande-do-norte/vila-gale-touros

Texto por: Cláudio Lacerda Oliva

Foto destaque por: Marcos Jorge Maradei

Os jornalistas viajaram a convite da Vila Galé.

Comentários

Sair da versão mobile