A região Norte de Portugal oferece aos turistas um leque de experiências variadas que vão desde atividades carregadas de adrenalinas em destinos montanhosos a passeios culturais em cidadezinhas históricas.
Na encosta da Serra do Reboredo está a pequena vila Torre de Moncorvo, uma das mais antigas do país. Rodeada de casas de caiado e ruelas de pedra, a paisagem urbana relembra a arquitetura do século XVI.
Moncorvo conta com um admirável Centro Histórico, dada a sua importância política e econômica na região desde, pelo menos, o final da Idade Média. O principal atrativo da vila é a autêntica Igreja Matriz que foi construída no início do século XVI e conta com um valioso órgão datado do século XVIII.
Ainda no centro estão os principais museus da cidade. O Museu do Ferro abriga todas as peças arqueológicas e etnográficas que foram encontradas na região. Ele está instalado no Solar do Barão de Palme, um edifício seiscentista, antigo quartel do general da região.
A Oficina Vinária conta com uma exposição de utensílios ligados ao cultivo do vinho. O museu possui duas salas especificas, uma sobre o ciclo da vinha e outra sobre os objetos utilizados para fazer o vinho. Quem desejar se aprofundar mais na história local, pode se hospedar na Quinta das Aveleiras, propriedade agrícola onde é possível acompanhar de pertinho a produção de vinhos, azeites e amêndoas.
O Lagar da Cera é o único espaço dedicado a fabricação de cera e velas em toda a Europa. Atualmente, o lugar funciona como um museu e abriga toda a história desse trabalho que foi a principal fonte de renda dos moradores durante séculos.
Situada entre os vales da Vilariça e do Sabor está a Capela de Nossa Senhora do Roncal, uma das únicas lápides romanas da região, que sugerem a provável existência de uma necrópole inteira escondida pelo local.
Caso esteja em busca de uma viagem barata, a melhor época para visitar essa região é entre outubro e novembro, quando a temporada ainda está em baixa
A passagem para Portugal pode ser encontrada em diversas companhias como TAP, Latam, Azul e KLM.
Texto por Carolina Berlato
Imagem Destacada por Sylvia Falseti