Você, assim como a maioria dos brasileiros, só conheceu o pequeno país de Tonga na abertura dos Jogos Olímpicos. A passagem, marcada principalmente pelo besuntado porta-bandeira, despertou a curiosidade da nossa redação para conhecer mais sobre o destino. Nós nos surpreendermos! E temos certeza que você também irá.
Pertencente à Polinésia, o Reino de Tonga é formado por 177 ilhas, sendo 36 delas desabitadas. Em sua paisagem, o que não faltam são praias desertas e intocadas. Sua ilha principal, Nuku’alofa, abriga uma cidade com um portão de pedra de mais de mil anos. Até hoje, ninguém sabe explicar direito sua origem e função, mas acredita-se que o portão era parte do complexo do palácio real, ou era usado como algum tipo de observatório astronômico.
O destino é bastante indicado para os amantes dos esportes náuticos. Graças à sua abundância em recifes, Tonga oferece mergulhos e descobertas de um rico mundo marinho. As práticas de kitesurf e caiaque também são muito populares no país.
Além disso, é na água que está sua principal atração, a observação de baleias. Entre maio e novembro, os turistas têm a oportunidade de nadar e até fazer snorkeling perto das jubarte. Para chegar até elas, as pousadas indicam pescadores que levam até o melhor lugar e indicam o momento certo para mergulhar.
Como chegar
Tonga está a cerca de 3 horas de Auckland, na Nova Zelândia, sendo esse o caminho mais fácil para chegar até ela. A Air New Zealand realiza o trajeto até Nuku’Alofa.
Onde ficar
Nas ilhas de Tonga você nem precisa procurar pelos grandes hotéis e resorts. A maioria das acomodação são pensões, pequenos hotéis e vários resorts menores.
Texto por: Eliria Buso
Foto destaque por Istock/ Fosna