Bem no centro de Copenhague, capital da Dinamarca, está nada menos do que o segundo parque temático mais antigo do mundo. O Tivoli, ou Tivoli Gardens, foi inaugurado em 1843 e possui um clima nostálgico e um visual belíssimo, com muitas árvores, flores e fontes. Com diversão garantida para crianças e adultos, vale dedicar um dia de sua viagem para conhecer o parque.
São cerca de 30 atrações, dos brinquedos mais clássicos, como o carrossel e os carrinhos de bate-bate, até os radicais. Entre as montanhas-russas, que possuem níveis variados de emoção, há uma das mais antigas de madeira do mundo. Chamada apenas de “a montanha-russa”, foi construída em 1914 e é uma das atrações mais populares do parque.
A arquitetura é única e bem colorida para formar um mundo de sonhos. O Tivoli não possui uma área muito grande, mas a cada canto surge algo interessante para ver. Há belos jardins, inclusive um japonês, além de construções em estilos dinamarquês, árabe e até chinês. O parque fica ainda mais bonito à noite, quando é tomado por luzes coloridas.
O Tivoli também organiza apresentações musicais e peças de teatro, principalmente durante o verão, e queimas de fogos aos finais de semana. Uma atração bem famosa, que já virou um ícone do parque, é a Guarda dos Meninos do Tivoli, que se apresenta desde 1844. Trata-se de garotos vestidos como a guarda real, que marcham e tocam instrumentos musicais.
Para a comodidade dos visitantes, há restaurantes, lanchonetes e barraquinhas de várias especialidades culinárias e faixas de preço. O Tivoli fica aberto de abril a setembro e nas épocas do Halloween e do Natal, quando há decorações e performances especiais para comemorar as datas. Ao longo de sua história, o parque recebeu visitantes ilustres, como o escritor Hans Christian Andersen e Walt Disney. Dizem que Disney se inspirou no Tivoli para criar seu próprio parque temático, a Disneylândia.
Mais informações em: visitdenmark.com.br e tivoli.dk
Texto por: Patrícia Chemin
Foto destaque por: iStock / gameover2012