Ícone do site Qual Viagem

Tiradentes é destino de aventura e ecoturismo

Sobre as cidades históricas mineiras muitos já ouviram falar. O que nem todo mundo sabe, entretanto, é que uma delas, a bem preservada Tiradentes, além de um banho de cultura, gastronomia e hotelaria, é a que oferece maior conveniência quando o assunto são as atividades ecoturísticas. Característica, aliás, que já tem tradição: a cidade proporciona experiências completas para amantes da modalidade há mais de 20 anos e este é um assunto levado a sério pelos empresários locais, sempre atentos a oferecer a melhor infraestrutura para garantir experiências impecáveis.

E fazer diferente seria um desperdício. Afinal, Tiradentes tem uma topografia privilegiada para o ecoturismo. Fica aos pés da Serra de São José, que forma um grande cinturão em volta de todo o vilarejo e, por esta moldura verde estar muito próxima à cidade, a prática de atividades outdoor é descomplicada e não exige que se percorram grandes distâncias.

Foto por Divulgação

“Há atrações para todas as idades e condicionamentos físicos, como caminhadas de pequena e média duração ou trekkings mais avançados, cavalgadas, rapel e passeios de bike, quadriciclo ou UTV-off-road”, conta Dalton Cipriani, fundador da Uai Trip (By Original) e integrante do coletivo de empresários Tiradentes Mais – que abraça a missão de promover a cidade e deixá-la cada vez mais especial.

Foto por Divulgação

Com todos esses predicados, a cidade tornou-se palco para eventos esportivos importantes, como competições off-road da Mistsubishi e Suzuki, além de acolher, também, o internacional de triatlo XTERRA, que passa pela Estrada Real. A via, que contempla parte dos caminhos feitos antigamente com ouro, diamante e outras riquezas, hoje atrai turistas e atletas de bike, caminhantes, cavaleiros e outros aventureiros.

Para trilhas suaves a pé, destaque para o Pocinho do Paulo André, que é indicado até para famílias com bebês, pois a trilha é realmente bem leve. Outra opção é a trilha da Fazenda do Menino Maluquinho, que também pode ser percorrida a cavalo por iniciantes e também é ideal para famílias. Se o visitante já estiver mais acostumado a cavalgar, outras opções são a Estrada do Bichinho e a própria Serra de São José.

Foto por Divulgação

A serra, aliás, pode ser acessada pela Trilha do Carteiro, onde está a Calçada dos Escravos, uma obra incrível feita no século XVIII e composta por rochas de quartzito colocadas uma a uma por mãos escravas. Durante a subida podem ser contemplados campos rupestres, matas, lindos mirantes e algumas piscinas naturais. Uma dica é assistir o pôr do sol de uma altitude que pode chegar a mais de mil metros.

Foto por Divulgação

Além da Serra de São José, também é possível aproveitar a Estrada da Caixa D´Água, recomendada para caminhadas curtas ou corridas. Para quem tem um perfil mais atleta, a dica é o trekking de travessia de Tiradentes a Prados, com um percurso de quase 18 km que passa por pontos históricos e lindas paisagens de Mata Atlântica.

“Por mostrar as belezas naturais do entorno da cidade, as atividades ao ar livre motivam os participantes a preservar a natureza”, afirma o proprietário da agência de turismo Estrada Real, Mauro Carvalho. Segundo ele, além das atividades esportivas e cavalgadas, um dos atrativos ao ar livre mais buscados pelos turistas é o passeio de trem na Maria Fumaça com city tour pela parte histórica de São João del Rey, cidade vizinha que, assim como Tiradentes, também oferece uma verdadeira viagem ao passado.

Foto por Dalton Cipriani

Caso a ideia seja vivenciar uma aventura com mais emoção, recomendam-se as práticas de rapel na Cachoeira do Mangue ou na Cachoeira do Bom Despacho. Ou, então, seguir em direção à Região do Elvas, destino praticamente inexplorado. Acessada apenas por veículos 4×4, ela é embelezada por cachoeiras esverdeadas e cristalinas. Nas agências de Tiradentes, o que não faltam são atraentes opções que facilitam a realização desses e muitos outros passeios.

Mais informações em: tiradentesmais.com.br

Texto por: Agência com edição de Patrícia Chemin

Foto destaque por: Divulgação

Comentários

Sair da versão mobile