Ritz-Carlton é sinônimo de elegância em todo o mundo – e o hotel The Ritz-Carlton, Santiago não foge à regra. Como uma das poucas propriedades da renomada marca na América Latina e parte da Marriott International, está localizado no Barrio El Golf, na comuna de Las Condes, zona leste da capital chilena. O bairro é conhecido por ser muito agradável e seguro, repleto de grandes edifícios empresariais, ruas tranquilas e muitos restaurantes.
Desde a fachada, o Ritz-Carlton de Santiago mostra ser um ambiente sofisticado, mas sem ostentações excessivas. Ali, a real elegância vem dos detalhes, em um hotel cinco estrelas que se mostra impecável em cada canto, e também da hospitalidade, com colaboradores muito atenciosos e receptivos.
Estrutura
Assim como a sala de estar e o bar com piano dispostos junto à entrada do hotel, o lobby guarda uma elegância clássica, com paredes revestidas com painéis de madeira, móveis confortáveis e ambientação acolhedora. Chamam a atenção o pé direito alto com um mezanino, a escadaria e o enorme lustre de cristais como peça central desse espaço.
Mesmo os quartos mais simples (se é que podemos usar esse adjetivo) são amplos e muito aconchegantes, além de equipados com todas as comodidades necessárias, em um total de 205 acomodações que vão de 40 m² a 180 m². A decoração valoriza cores que remetem à natureza do próprio Chile, como tons arenosos, o azul profundo do lápis-lazúli e detalhes em cobre.
Aliás, todos os apartamentos contam com peças originais de povos pré-colombianos, dispostos como itens decorativos e formando uma espécie de museu privativo. O Ritz-Carlton de Santiago tem essa particularidade de trazer um pouco da cultura local para o próprio ambiente do hotel.
Hóspedes das suítes têm ainda acesso exclusivo ao Club Lounge, uma espécie de área VIP dentro do hotel com serviços personalizados. Ali há espaços para relaxar e para ter reuniões, televisão, computadores e um concierge próprio. Na área de refeições, são servidos almoço, jantar e, futuramente, café da manhã. A qualquer momento do dia, já que o espaço é aberto 24h, o hóspede pode se servir com bebidas frias, café, chá e snacks ou ainda se deparar com um buffet de doces e sobremesas.
Na cobertura do Ritz-Carlton, há um espaço de bem-estar completo, composto por SPA com saunas e salas de massagem e academia, além de piscina e jacuzzi aquecidas em um espaço coberto por uma imponente cúpula de vidro. A área da piscina ainda dá acesso a um terraço ao ar livre com vista privilegiada para Santiago. O wellness center é aberto a todos os hóspedes, sendo que apenas as massagens são pagas à parte.
Estró
Aberto também ao público externo, o restaurante Estró é o grande destaque gastronômico do Ritz-Carlton de Santiago. Funciona para almoço e jantar, além de promover um tradicional brunch aos domingos. Baseado em uma cozinha chilena moderna, o cardápio é sazonal, mudando completamente a cada seis meses, mas sempre valorizando ingredientes típicos do país e a tendência “farm to table”.
Assim, itens como salmão, atum, frutos do mar, batatas, milhos, quinoa, pimentas e até vinhos chilenos aparecem em pratos contemporâneos com sabores surpreendentes. Até mesmo receitas clássicas, como empanadas e tiraditos, surgem repaginados. O menu de sobremesas segue a mesma linha, em uma mistura indulgente de frutas vermelhas frescas, chocolate, nozes, sorvetes artesanais e outras delícias.
Os drinks também merecem destaque, principalmente as receitas autorais. São coquetéis únicos e também fotogênicos, que usam ingredientes como suco de maqui (uma frutinha chilena semelhante ao açaí, com propriedades antioxidantes), pimenta, alecrim, frutas cítricas e, é claro, pisco (destilado de uva com denominação de origem chilena).
O Estró é um espaço requintado, dividido em ambiente interno e um terraço externo com vista para a rua. De segunda a sexta, os clientes podem optar pelo menu executivo, disponível para almoço.
Mais informações em: ritzcarlton.com
Texto por: Patrícia Chemin. A jornalista viajou a convite da Marriott International, com a proteção do seguro viagem da GTA (Global Travel Assistance).
Foto destaque por: Divulgação