logo

Telefone: (11) 3024-9500

The Brando é modelo de turismo de luxo sustentável na Polinésia Francesa | Qual Viagem Logo

The Brando é modelo de turismo de luxo sustentável na Polinésia Francesa

24 de julho de 2024

Localizado no paradisíaco atol privado de Tetiaroa, na Polinésia Francesa, o The Brando está celebrando 10 anos de existência. As comemorações do empreendimento relembram as conquistas científicas da Tetiaroa Society – parceiro do The Brando sem fins lucrativos – que concedeu ao resort o título de modelo de turismo sustentável. O importante Relatório de Impacto 2023 detalha como a Tetiaroa Society integra pesquisa, conservação e engajamento comunitário para estabelecer um padrão global de sustentabilidade e turismo de luxo.

Foto por ©Romeo Balancourt

O principal ponto é que o The Brando garante que as comunidades pertencentes à ilha e costeiras possam coexistir e prosperar pacificamente juntas e isso também acontece desde a recuperação de ecossistemas, até os extensos levantamentos da vida selvagem. Entre os avanços está o Programa de Restauração do Atol de Tetiaroa (TARP) que foca na remoção de espécies invasoras para estabelecer o local como um santuário para aves marinhas, tartarugas-verdes, caranguejos e aves endêmicas ameaçadas.

Além disso, vale destacar iniciativas como a diminuição da população do mosquito tigre do Pacífico; erradicação da Formiga Louca Amarela, uma das 100 piores espécies invasoras; monitoramento da população de aves marinhas que registrou aumento de andorinhas-do-mar-brancas e novos ninhos de outras espécies oferecendo insights valiosos sobre dinâmicas de reprodução e preferências de habitat; monitoramento dos tubarões e tartarugas-verdes além de iniciativas de conservação de águas subterrâneas e recifes de corais através de sensores de qualidade da água em tempo real que fornecem dados valiosos sobre mudanças sazonais e impactos de longo prazo das intervenções de conservação.

O Projeto Cool Reef explorou estratégias inovadoras para mitigar os efeitos do aquecimento dos oceanos nos recifes de corais, incluindo a saída de água fria do sistema de ar condicionado de água do mar.

Texto por: Agência com edição Eliria Buso

Comentários