A Tasmânia é um lugar inusitado e singular. É uma ilha mais isolada, fica a 240 km ao sudeste da Austrália e é um dos estados desse país. Lembrada por ser o habitat do demônio-da-Tasmânia, a ilha possui 17 parques nacionais, uma extensa faixa litorânea, vinícolas e tranquilas cidades, como a capital Hobart.
Hobart é uma cidade vibrante, com restaurantes, lojas e galerias. Visite o Salamanca Place, com todo o clima da época colonial. A cidade também serve como base para visitar outros lugares turísticos da Tasmânia, como a ilha Bruny. Explore também as cidades de Launceston, ao norte, Devonport e Burnie, no litoral.
Quanto às praias, Wineglass Bay, na península de Freycinet, é considerada uma das melhores do mundo. Com areia branca, águas de um azul profundo e rochas em tons rosados, essa pequena baía forma um dos cenários mais bonitos da Austrália.
Até a chegada dos britânicos no século XIX, a ilha era habitada por aborígenes. Depois, recebeu muitos colonos, em sua maioria prisioneiros da Coroa Britânica. Port Arthur, na península Tasman, foi uma das prisões construídas na Tasmânia e era conhecida por ser inescapável, já que era cercada por águas cheias de tubarões.
Explorar os parques nacionais da Tasmânia é uma ótima maneira de apreciar toda a rica vida selvagem do destino. Em alguns deles, é possível encontrar o famoso demônio-da-Tasmânia, maior marsupial carnívoro do mundo. Apesar do nome, é um animal tímido. Entre os principais parques estão Tasman, Cradle Mountain-Lake St. Clair, Ben Lomond, Mount Field e Mole Creek Karst.
Como chegar
Partindo de São Paulo, a Qatar e a Latam oferecem voos até Sydney. A partir de Sydney ou Melbourne, pegue um voo até Hobart. Ou então, chegue ao norte da Tasmânia de barco a partir de Melbourne.
Onde ficar
Islington Hotel – islingtonhotel.com
The Henry Jones Art Hotel – thehenryjones.com
Salamanca Inn – salamancainn.com.au
Mais informações em: australia.com/pt-br/places/tas.html
Texto por: Patrícia Chemin, com informações do Tourism Australia
Foto destaque por: iStock / Shane_Pedersen