A TAP Air Portugal convidou a plataforma The Art of Tasting Portugal para dar vida ao novo projeto Local Stars, cujo objetivo passa pela valorização da cultura portuguesa através da gastronomia e da promoção dos seus produtos emblemáticos nos menus de bordo servidos na classe Executiva da companhia aérea.
Estes reconhecidos chefs portugueses, de dois em dois meses, destacam uma região e um produto desse mesmo local. O projeto Local Stars começou em março e segue em abril, dando visibilidade a Lisboa, com a garoupa enquanto produto-estrela, trabalhada pelo chef Henrique Sá Pessoa.
Nos dois meses seguintes, em maio e junho, cabe ao chef açoriano Cláudio Pontes fazer brilhar o queijo São Jorge, produzido exclusivamente em São Jorge, no arquipélago dos Açores, a região em destaque neste menu. O período de julho a agosto terá o polvo como o produto estrela, num menu a cargo da chef Noélia Jerónimo, que promove a região do Algarve. Os chefs Júlio Pereira, Diogo Rocha e Óscar Geadas são os nomes que completam a lista de participantes neste primeiro ano do projeto.
O Local Stars promove um menu que engloba entrada, prato principal e sobremesa. A cada dois meses, durante 2023 e 2024, o chef, o menu, o respetivo produto em destaque e a região são alterados de forma a percorrer todo o território nacional e a respeitar ao máximo a sazonalidade dos ingredientes.
“A TAP é a maior vitrine de Portugal no mundo e os nossos aviões são um dos mais poderosos veículos de promoção da portugalidade. O projeto Local Stars permitirá à TAP trabalhar com alguns dos mais reputados chefs portugueses no desenvolvimento dos menus de classe Executiva, elevando a gastronomia que servimos a bordo dos nossos aviões a novos patamares”, afirma Silvia Mosquera, CCRO TAP.
A produção dos menus de autor está a cargo da CateringPor, que irá confecionar os pratos mediante a receita, prova e validação dos vários chefs envolvidos. O projeto tem também como objetivo a integração de matérias-primas locais e preferência na escolha de fornecedores das respetivas regiões em destaque, apoiando a vertente de sustentabilidade e de promoção da economia local em que o TAOTP assenta.
Além das refeições a bordo, serão exibidos conteúdos de vídeo alusivos a esta parceria nas telas destes aviões, em viagens de médio e longo percurso, em todas as classes (executiva e econômica). Estes vídeos exibirão a chegada ao território com imagens características da região, a escolha de um produto da estação, o destaque ao seu produtor e a receita de um chef trabalhando este mesmo produto na confecção do menu que será servido a bordo.
Mais informações em: flytap.com
Texto por: Agência com edição de Patrícia Chemin
Foto destaque por: Divulgação