Entre um festival de piratas, um bairro de raízes cubanas e montanhas-russas radicais, Tampa reflete um pouco da própria Flórida: uma profusão de opções de lazer que agradam a todos os perfis e uma vocação sem igual para o turismo.
Localizada na costa oeste do estado, Tampa tem as vantagens de estar bem próxima às águas cristalinas do Golfo do México e a apenas 120 km de Orlando. A história dessa cidade dentro dos Estados Unidos começou um pouco tarde, apenas na segunda metade do século XIX. Hoje, Tampa é cosmopolita e o terceiro maior centro econômico da Flórida, ficando atrás somente de Miami e Jacksonville. Esse novo perfil moderno e urbano aparece nos prédios altos que dominam o horizonte ao longo da baía e do Rio Hillsborough.
Além do agito próprio de uma cidade grande, refletido na gastronomia, na vida noturna e no entretenimento – que vai de museus a compras –, Tampa tem um dos melhores parques temáticos do estado e outros tantos passeios para fazer em família. Por estar bem no centro da baía de mesmo nome (Tampa Bay), a cidade oferece uma série de atrações na beira da água, o que é ótimo para aproveitar as belas paisagens e o clima quente típico da Flórida.
No coração do descolado centro, ou Downtown Tampa, o Riverwalk pode ser o ponto de partida para conhecer a cidade. Toda revitalizada, essa via de pedestres às margens do rio reúne museus, parques, espaços para eventos, restaurantes e muito mais ao longo de seus quase quatro quilômetros. Para explorá-la, você pode optar por andar a pé, pedalar ou ir pela água – barcos elétricos, equipamentos de stand-up paddle e bicicletas aquáticas estão disponíveis para aluguel. Existe também um serviço de táxi aquático que faz várias paradas ao longo da baía, incluindo o Riverwalk e os hotéis à beira da água.
A cada pequeno intervalo de poucos metros surge um tesouro diferente no Tampa Riverwalk. Um dos principais é o Florida Aquarium, que abriga 20 mil animais marinhos de espécies provenientes do Golfo do México e do Oceano Atlântico. O local oferece atividades interativas, como nadar com peixes, acariciar arraias e passear de barco pela baía para encontrar golfinhos selvagens. O Riverwalk também concentra os principais museus da cidade, como o Tampa Bay History Center, que conta a história da região desde a época das tribos indígenas às décadas mais recentes, o Florida Museum of Photographic Arts, com amplo acervo de fotografias, o Tampa Museum of Art, com obras de arte de vários períodos e uma fachada que se ilumina à noite, e o Glazer Children’s Museum, com atrações educativas e divertidas para crianças.
Durante o dia, aproveite o sol nos quatro parques do Riverwalk: Cotanchobee Fort Brooke Park, Curtis Hixon Waterfront Park, Water Works Park e MacDill Park. Também vale curtir o local no período noturno, quando dá para conferir shows e outros espetáculos no Amalie Arena e no Straz Center for the Performing Arts, um grande complexo que abriga teatros, conservatório, lojas e restaurantes.
Animais e muita aventura
A atração mais visitada por brasileiros em Tampa é sem dúvida o Busch Gardens®, o parque temático mais radical da Flórida. Sob o tema África, ele te leva em uma viagem pelo continente, do antigo Egito às planícies do Serengeti e florestas do Congo – elementos africanos aparecem tanto nas decorações quanto nos restaurantes e nas lojas de lembrancinhas. Prepare-se para se encher de adrenalina no eletrizante elevador Falcon’s Fury e nas imperdíveis montanhas-russas, como a Cheetah Hunt (muito extensa e com lançamento triplo), a SheiKra (com uma queda de 90° em relação ao chão), a Montu (invertida) e a Kumba (repleta de loopings e reviravoltas).
O Busch Gardens combina esse conjunto surpreendente de atrações radicais com uma espécie de amplo zoológico com mais de 12 mil animais, entre eles girafas, leões e cangurus. Ao lado, fica o parque aquático Adventure Island, pertencente ao mesmo grupo e perfeito para os dias de verão, quando as temperaturas em Tampa podem superar os 30°C.
As opções de passeios em família não acabam por aí. Considerado um dos melhores zoológicos dos Estados Unidos, o Tampa’s Lowry Park Zoo abriga mais de 1.200 animais de várias partes do mundo, tudo isso em 22 hectares de um verde de exuberância tropical. Os visitantes também são convidados a interagir com os animais – é possível, por exemplo, alimentar girafas e conhecer os bastidores do zoológico. De volta à Baía de Tampa, o TECO Manatee Viewing Center é um santuário dos peixes-boi (ou os simpáticos “manatees”, encontrados em vários pontos da costa da Flórida), onde dá para admirá-los em seu habitat natural.
Se estiver com crianças, levá-las ao MOSI (Museum of Science & Industry) é um bom passeio – trata-se de um museu interativo de ciência e tecnologia que promete muita diversão. Entre as atrações permanentes estão uma tirolesa, um planetário e o “Mission: Moonbase”, que simula uma colônia na Lua. Para curtir as principais atrações da cidade pelo melhor preço, a dica é adquirir o CityPASS, um talão de ingressos com descontos de até 50% que dá acesso a cinco atrações em Tampa Bay: Busch Gardens, Florida Aquarium, Tampa’s Lowry Park Zoo, Clearwater Marine Aquarium (na vizinha Clearwater) e MOSI (ou Chihuly Collection, em St. Petersburg).
Ybor City: bairro latino e histórico
Logo ao norte de Downtown, em torno da 7th Avenue, o distrito histórico de Tampa tem uma herança latina com toques fortemente cubanos. Esse é Ybor City, que concentra muito do agito noturno da cidade, com restaurantes, bares e baladas. A história desse bairro se confunde com o desenvolvimento de Tampa, que prosperou com o comércio de cigarros e deve muito de seu crescimento aos imigrantes, principalmente cubanos, espanhóis e italianos.
No século XIX, o distrito de Ybor City foi fundado por três imigrantes latinos (um deles tinha o sobrenome Ybor) que montaram ali fábricas de charutos. O negócio deu tão certo que o distrito cresceu e atraiu muitos trabalhadores para a região de Tampa Bay – isso até as primeiras décadas do século passado. Nos anos 90, a área foi revitalizada e tornou-se um centro de entretenimento. Para chegar lá, você pode pegar um bonde (“trolley”) no centro de Tampa.
O auge dessa produção já ficou no passado, mas ainda hoje é possível ver charutos sendo enrolados à mão como eram feitos antigamente. Isso acontece nas duas antigas fábricas que sobreviveram ao tempo, a Tampa Sweethearts Cigars e a J.C. Newman Cigar Co. Essa atividade faz parte da herança cultural não só do distrito, mas da cidade.
À noite, as ruas de Ybor City se enchem de jovens que saem para dançar. Mas também há muito que fazer durante o dia. Admire os prédios de arquitetura espanhola que são marcos históricos nacionais, visite o Ybor City State Museum, o Centro Ybor, um complexo com restaurantes e lojas, e o Centennial Park, que, aos sábados de manhã, recebe uma feira que vende de pães a artesanato local. O distrito deve ser descoberto a pé, já que conta com uma série de pequenos tesouros, principalmente na área gastronômica.
Não deixe de provar o tradicional sanduíche cubano, que foi inventado em Ybor City e já ganhou fama nacional. Entre os componentes estão uma saborosa carne de porco assada, presunto, queijo, picles e mostarda. Para saborear a culinária de Cuba, incluindo o típico café cubano, vá ao Gaspar’s Grotto ou ao La Tropicana Café. Existem também estabelecimentos que servem pratos italianos, como o Carmine’s. Para culinária espanhola e shows de flamenco, siga para o Columbia Restaurant, tão tradicional que é simplesmente o restaurante mais antigo ainda em operação na Flórida, com mais de 110 anos.
Gastronomia, compras e mais
É exatamente essa mistura de culinárias diferentes que está tomando conta dos restaurantes em Tampa. Além da cozinha “fusion”, há um pouco de tudo, de frutos do mar a steakhouses. Outra tendência é a comida autêntica de raízes sulistas, com ingredientes locais em restaurantes independentes, como o The Refinery e o Ulele.
Tampa é um dos maiores polos cervejeiros do sul dos Estados Unidos e conta com dezenas de cervejarias artesanais, como a Cigar City Brewing. As produções locais são servidas em restaurantes, bares e pubs por toda a cidade, mas também podem ser saboreadas nas próprias cervejarias. Existe até mesmo um tour que leva grupos de cervejaria em cervejaria a bordo de um ônibus, o Tampa Bay Brew Bus.
As compras em Tampa vão além das lojas em Ybor City e no Riverwalk. Nos arredores da cidade, em Lutz, foi aberto recentemente o Tampa Premium Outlets, com uma boa seleção de lojas e preços imperdíveis. Mais próximo do centro, o International Plaza é um grande shopping com uma área gastronômica anexa, a Bay Street, e o Hyde Park Village é um centro de compras ao ar livre.
Durante todo o ano, Tampa recebe grandes eventos esportivos, já que a cidade é a casa de diversos times que jogam nas ligas nacionais de futebol americano (Tampa Bay Buccaneers), hóquei (Tampa Bay Lightning) e baseball (Tampa Bay Rays). Antes de sua viagem, vale conferir os calendários de jogos e tentar assistir a algum deles.
Apesar de muitos brasileiros visitarem a Flórida em julho, quando é verão no hemisfério norte, o inverno é considerado a alta temporada no destino, já que o estado tem temperaturas agradáveis o ano inteiro e atrai os turistas que fogem do frio. Assim, é de janeiro a março que acontece o maior evento de Tampa, o Gasparilla Festival.
Na Temporada Gasparilla, a cidade é “invadida” por piratas e organiza uma série de festividades com esse tema. O evento recebeu esse nome graças ao pirata Jose Gaspar, que existiu de verdade e era uma figura famosa na costa oeste da Flórida no século XVIII. Entre os eventos diversos estão a terceira maior parada do país, pessoas fantasiadas de piratas por todos os lados, uma meia-maratona à beira da água, festas nas ruas, um festival de cinema, fogos de artifício e um barco pirata atracado na Baía de Tampa. A diversão é garantida para pessoas de todas as idades.
SERVIÇOS
Quando ir
Por estar próxima da água, Tampa tem mais umidade e temperaturas moderadas. A alta temporada ocorre nos primeiros meses do ano, quando os americanos fogem do inverno do norte do país em busca do clima agradável da Flórida. De janeiro a março acontece o Gasparilla Festival. No verão, os preços de hospedagem caem um pouco e as temperaturas sobem. Nessa época, inclua no roteiro uma visita às praias premiadas no destino vizinho de St. Pete e Clearwater.
Como chegar
O Aeroporto Internacional de Tampa é moderno, fica bem próximo do centro da cidade e recebe voos da American Airlines, Copa Airlines, Delta e United (sempre com uma escala a partir de São Paulo). Outra opção é fazer um voo sem escalas até Orlando com a Azul, a Delta ou a Latam. O percurso entre Orlando e Tampa pode ser feito em uma curta viagem de carro.
Onde ficar
Tampa Marriott Waterside Hotel & Marina
Onde comer
Passeios
Informações turísticas
Texto por: Patrícia Chemin
Foto destaque por: iStock / SeanPavonePhoto