Se você pouco ouviu falar sobre Tallinn, na Estônia, precisa ler esse texto até o final. Você sabia que o lugar é uma das cidades medievais mais bem preservadas do mundo? A apenas algumas horas de Helsinque, a capital estoniana – repleta de muralhas, torres e ruelas históricas – é um ótimo passeio de um dia e vale a pena pegar o ferry para conhecê-la.
O centro histórico de Tallinn – considerado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO – é dividido em duas partes: a All-Linn, parte de baixo, e a Toompea, parte de cima do centro – lá, não deixe de visitar o Castelo de Toomple. A primeira é o principal polo turístico da região. Comece passando pelos portões da Viru Gates e vá caminhando em direção à Raekoja Plats pela Rua Viru, principal polo de compras e de restaurantes. A Raekoja Plats é a praça que serve como coração do centro histórico abrigando cafés, shows a céu aberto e belas construções góticas como Câmara Municipal e uma antiga farmácia que funciona desde 1422.
Fora do centro há um outro bom passeio, o parque Kadriorg, uma vasta área verde que contém o palácio homônimo, desenhado pelo czar Pedro, o Grande, para sua esposa Catarina. E, além disso, não deixe de conhecer praias como Kakumäe, Pikakari e Stroomi.
Não deixe também de passar pela St. Catherine’s Passage, rua que abriga diversos ateliês de artistas num clima medieval devido à arquitetura. A melhor maneira de curtir a atmosfera do lugar é simplesmente andar por suas ruas paradas no tempo. Outro destaque é a antiga e mais importante torre de defesa, Kiek in de Kökas, e as igrejas católica-ortodoxa Alexander Nevsky e a luterana St Mary’s, o templo religioso mais antigo da cidade.
Como chegar
Não há voos diretos do Brasil para a Estonia. As ligações mais fáceis são via Frankfurt pelaLufthansa ou via Londres pela British Airways, companhias que também tem voos diretos para o Brasil.
Onde ficar
Hotel Schlossle – schloesslehotel.com
Hotel Palace – tallinnhotels.ee/hotel-palace-tallinn
Hotel Telegraaf – telegraafhotel.smarthotelsite.com
Texto por: Eliria Buso
Foto destaque via Flickr Neil Howard