Svalbard é um arquipélago da Noruega em pleno Oceano Ártico. Está em uma latitude tão elevada que é o ponto da Terra com habitantes permanentes mais próximo do Polo Norte. Sua localização também é o motivo de em Svalbard ser noite permanente durante metade do ano e ter o sol da meia-noite nos meses restantes.
Devido ao clima extremamente frio, muitas das ilhas são desabitadas e apenas a de Spitsbergen, a maior do arquipélago, tem população residente. A maioria dos cerca de três mil habitantes mora na cidade de Longyearbyen. O território é coberto por montanhas, geleiras e fiordes e a vegetação é rasteira – praticamente não existem árvores. Quanto à vida selvagem, há ursos polares, renas e outros animais que conseguem suportar o frio intenso, além de baleias.
Depois de muito tempo dependendo da atração de carvão, hoje Svalbard procura viver do turismo. As ilhas são consideradas um destino sustentável mesmo para os altos padrões da Noruega. Apesar de grande parte de Svalbard ser de uma natureza intocada (cerca de dois terços de sua área são de proteção ambiental), a pequena comunidade de Longyearbyen é uma cidade bem desenvolvida, com restaurantes, bares, hotéis e atrações culturais. Na arquitetura, destacam-se as pequenas casas de madeira colorida em formato de chalés.
Em Svalbard é possível escalar geleiras, esquiar nos meses de verão, andar de trenó, observar as incríveis luzes da Aurora Boreal, fazer um safári em motos de neve e admirar as incríveis formações rochosas de Kvadehuksletta. É importante destacar que não existem estradas entre vários povoados, sendo que os acessos são geralmente feitos de motos de neve, no inverno, e de barco, no verão.
Mais informações em: visitnorway.com.br/onde-ir/as-ilhas-svalbard
Texto por: Patrícia Chemin
Foto destaque por: iStock / sodar99