Uma ação organizada por pousadas e restaurantes da cidade, que buscam tornar a recepção ao visitante algo mais prazeroso e divertido – afinal, você terá uma lista de pratos para experimentar em locais diferentes – é como foi planejado o ‘Festival de Trutas & Frutas’, em Delfim Moreira.
A primeira experiência do evento foi em 2015, com uma edição extra em fevereiro desse ano. “É um festival gastronômico que reúne duas das vocações culinárias de Delfim, a truta frita e as frutas de clima de montanha”, comenta um dos empresários participantes, José Mucinho, da Pousada La Luna.
O cardápio é este: truta frita ao molho de frutas locais, em praticamente todos os restaurantes da cidade. O evento vai até dia 30 de junho. E para quem perguntar, não ficam de fora do prato os tradicionais molhos de alcaparra e amêndoas, acompanhados de arroz e batata sotê.
A cidade de Delfim Moreira
Fica no extremo sul de Minas Gerais, no alto da serra, com mais de 300 anos de existência. Carinhosamente conhecida como ‘O Encanto da Mantiqueira’, devido à sua riqueza natural, sua beleza arquitetônica e sua simplicidade.
Tem sua história e sua economia ligadas à produção agrícola de caráter familiar (batata, milho, hortaliças), bem como à pecuária leiteira e, como consequência, os seus muitos laticínios. No quesito frutas, os pomares de clima subtropical frio colaboraram para a instalação de grandes indústrias de doce nos anos 50/60, como Cica, Colombo e Peixe. Nos dias de hoje, esse potencial permanece, mas vem acompanhado da criação de trutas; da produção de alimentos orgânicos; da extração de azeite extra virgem – também orgânico, o que o torna exclusivo no país; na fabricação de cerveja artesanal (água diferenciada) e na produção vinícola: uvas, suco integral, vinho e vinagre.
Texto por: Agência com edição Eliria Buso
Foto Divulgação