St. Kitts e Nevis, ou São Cristovão e Nevis, como é oficialmente chamada, é um autêntico destino do Caribe. Apesar de ser parada frequente de diversos cruzeiros, o lugar não é amplamente divulgado e ainda não alcançou o turismo de massa, portanto, o que se tem pelas ruas das ilhas irmãs é uma experiência caribenha original, com direito a rica cultura local e grande importância histórica.
As ilhas de St. Kitts e Nevis formam o menor estado das Américas, tanto em extensão territorial – apenas 261 km², menor que a cidade de Santos -, quanto em população – são pouco mais de 50 mil pessoas vivendo ali. Mas apesar do tamanho, as primeiras colônias britânicas na região contam com atrativos para uma visita a qualquer época do ano. Sol, aventura, cultura, bem estar ou relax são apenas alguns dos destaques que o destino oferece.
St. Kitts
A maior das duas ilhas, St. Kitts e sua capital, Basseterre, são a principal porta de entrada para explorar essa região. Contando com o Porto Zante e o Aeroporto Internacional Robert L. Bradshaw, a cidade abriga boa parte das atrações locais, incluindo praias de areia branca e edifícios, monumentos e igrejas que contam sua história colonial. Além disso, a capital da ilha principal conta com bons hotéis e restaurantes e pode funcionar como base para uma visita por toda a região.
Entre as principais praias de St. Kitts estão: South Friars Bay, com águas claras e areia escura, South Frigate, perfeita para a prática de esportes aquáticos, Dieppe Bay, com bares e a legitima vibe caribenha, e Sandy Bank Bay, mais isolada, oferecendo um clima romântico e de relax.
Completam um roteiro pelas águas do Mar do Caribe as praias de Banana Bay, Cockleshell Bay e Half Moon Bay.
Ainda na natureza, a ilha de St. Kitts conta com uma rica variedade de espécies de aves e pássaros, graças ao seu ecossistema, o que rende aos seus visitantes bons momentos de birdwatching. Em suas nove lagoas é possível observar mais de 200 tipos de aves registradas. São nomes como pelicano-pardo, garça-vaqueira, andorinha do mato real e frigateiro magnífico.
E para completar o roteiro de ecoturismo, é praticamente obrigatória a trilha que leva até o Monte Liamuiga, com 1156 metros de altura. O percurso vai até o topo do vulcão – adormecido há quase dois mil anos – que é responsável pela formação geológica da ilha e dura de duas a três horas.
Já entre as construções históricas da cidade, o que mais chama a atenção, com certeza, é a Fortaleza de Brimstone Hill, Patrimônio Mundial da UNESCO desde 1990. Construída há mais de 300 anos pelos britânicos para se proteger contra a invasão francesa, a cidadela é um dos pontos mais elevados de Basseterre e oferece uma bela vista panorâmica das florestas tropicais que cobrem as montanhas, assim como de algumas ilhas vizinhas. O forte ainda abriga um museu que conta a história da ilha e de toda a dominação britânica, que só teve fim em 1983.
Outros pontos importantes são: o Edifício do tesouro, um dos marcos da arquitetura local, construído em 1894, a Praça da Independência, principal centro administrativo, comercial e social da cidade, as igrejas Anglicana de São Jorge e Da Imaculada Conceição, e a propriedade histórica Romney Manor com seu jardim de saman – uma árvore africana de mais de 300 anos.
A cultura de St. Kitts também é bastante forte e pode ser admirada logo nas ruas, pelas apresentações de soca (um som local) ou reggae. Mas, além disso, anualmente em junho, a ilha realiza um festival de música que mistura pop, jazz, reggae e diversos outros ritmos com talentos internacionais, regionais e locais.
Nevis
Menor que sua ilha irmã, Nevis também conta com inúmeros atrativos naturais e históricos. Sua capital, Charlestown, conta com preservado conjunto de edifícios coloniais dos séculos 18 e 19, além de belas praias com o típico charme do mar do Caribe.
Entre as faixas de areia mais famosas estão Pinney’s Beach e Oualie Beach, sendo que ambas tem estrutura para atividades aquáticas ou, simplesmente, um banho de mar relaxante.
Principal atração de Nevis, no entanto, é o Nevis Peak. Do alto de seus 985 metros, o vulcão potencialmente ativo, rende belas fotos de praticamente todos os ângulos de Charlestown. Não é possível escalar até o topo, porém, os mais aventureiros garantem que a caminhada íngreme até parte da montanha garante uma das melhores vistas da região.
Outro destaques da ilha são: as ruínas de Cottle Church. A antiga igreja de pedra foi construída em 1824 e foi destruída em 1974, após um terremoto. O Bath Hotel, construído em 1778, que já foi um point da elite local e conta com cinco espaços de banhos termais com valores curativos. E as igrejas de St. Paul e St. Thomas.
Já a Vila do Patrimônio Nevisian é uma visita ideal para descobrir mais sobre a região na era indiana caribenha. O local descreve a evolução social da ilha com casas e objetos utilizados na época pré-dominação inglesa.
Mergulho e outros esportes aquáticos
Tanto St. Kitts, quanto Nevis têm ótimos lugares para prática de mergulho. Suas águas claras proporcionam boas descobertas nos recifes e cavernas subaquáticas próximas das ilhas.
Fly-boarding, kitesurfe e jet ski são outras atividades aquáticas que podem ser praticadas nas duas ilhas.
Golfe
A região das ilhas irmãs também é conhecida como um dos principais destinos para golfistas no Caribe. Isso porque conta com dois campos para a prática do esporte. O difícil é se concentrar no jogo enquanto admira as belas paisagens ao redor do oceano!
Passeio de trem
St. Kitts e Nevis conta ainda com um atrativo diferente que leva o turista a descobrir as principais belezas naturais da região. É o passeio de trem St. Kitts Scenic Railway, que vai de Sandy Pout a Basseterre em um percurso de três horas. O roteiro de 48 quilômetros é conhecido como “a última ferrovia das Índias Ocidentais”.
Como chegar
Não há voos diretos do Brasil para St. Kitts e Nevis, porém, é possível fazer o roteiro via EUA, Panamá ou alguma outra ilha da América Central. As companhias Copa Airlines e United fazem o trecho com duas paradas. Cada ilha tem seu aeroporto, porém, o mais usual é o de Basseterre.
Para circular entre as ilhas, a melhor maneira é ir de ferry.
Há ainda a opção de conhecer a região de cruzeiro, porém, os passeios costumam durante apenas um dia e não é possível conhecer as duas ilhas.
Onde ficar
St. Kitts Marriott Resort & The Royal Beach Casino
Texto por: Eliria Buso
Foto destaque por Istock/SeanPavonePhoto