Desde sua inauguração, em 15 de janeiro de 1975, no Magic Kingdom no Walt Disney World Resort, a Space Mountain encanta os visitantes com uma emocionante aventura pelo universo. Por 50 anos, a atração tem sido um ícone na Tomorrowland, proporcionando memórias inesquecíveis para milhões de visitantes de todo o mundo com suas curvas inesperadas e alta velocidade, tudo em meio à escuridão iluminada por estrelas, planetas e sistemas solares.
Curiosidades sobre Space Mountain
Pioneirismo: Space Mountain estabeleceu um novo padrão de inovação e emoção em parques temáticos, inspirando gerações a sonhar alto e mirar nas estrelas. Foi a primeira montanha-russa coberta e no escuro do mundo, com ar-condicionado e completamente controlada por computador.
Parte do legado de Walt Disney: Essa foi uma das últimas atrações em que Walt Disney trabalhou pessoalmente com seus Imagineers. Sua abordagem de usar tecnologia e inovação revolucionárias se tornou um marco das atrações da Disney desde então. Essa visão continua a guiar a Walt Disney Imagineering, levando a novas emoções no Walt Disney World, como Slinky Dog Dash, TRON Lightcycle / Run presented by Enterprise, Guardians of the Galaxy: Cosmic Rewind e muito mais.
Números impressionantes: A estrutura cônica branca da Space Mountain tem 55,7 metros de altura (apenas 1,8 m a menos que o icônico Cinderella Castle). O domo abriga dois trilhos espelhados – Alpha e Omega – cada um com aproximadamente 914 metros de comprimento. Muitos se surpreendem ao saber que a atração atinge uma velocidade máxima de 45 km/h, pois a escuridão e os efeitos especiais criam a sensação de viajar muito mais rápido.
Space Mountain pelo mundo: O sucesso original da atração no Walt Disney World Resort levou à criação de versões em cinco dos seis destinos da Disney ao redor do mundo. Cada uma delas possui a icônica estrutura cônica e serve como um marco no parque em que está localizada.
Uma celebração galáctica: A construção da Space Mountain na Flórida começou em 15 de dezembro de 1972, e a atração foi inaugurada pouco mais de dois anos depois. A celebração da inauguração contou com astronautas da NASA, uma banda de 2.000 integrantes, fogos de artifício diurnos, celebridades, um especial na TV nacional nos EUA em horário nobre e muito mais.
Elogiada por astronautas: O primeiro passeio oficial na atração em 1975 foi feito pelo astronauta Coronel James Irwin, que pilotou o Módulo Lunar na Apollo XV até a Lua. Durante a inauguração, Irwin declarou: “Estamos aqui hoje para saudar todos aqueles que nos permitiram ver a Terra como uma joia azul preciosa na escuridão do espaço. Agora, todos nós podemos compartilhar esta sensação maravilhosa, graças a Walt Disney. Walt teve um sonho; hoje, vemos os resultados desse sonho”.
Um marco cultural para os parques da Disney
Hoje, a Space Mountain é muito mais do que uma atração emocionante; é um ícone cultural conhecido mundialmente. Com referências na televisão e na cultura pop ao longo dos anos, o nome Space Mountain evoca entusiasmo até mesmo em quem nunca a experienciou.
Vivenciá-la tornou-se um rito de passagem para milhões de crianças ao redor do mundo que fazem a clássica pergunta: “Tenho altura suficiente para ir?” Com uma exigência de altura mínima de 1,12 m, a atração é uma das experiências Disney usadas pelas famílias como marco literal no crescimento das crianças. A alegria é nítida em cada criança que se mede e descobre que tem altura o suficiente para finalmente embarcar em uma das atrações mais famosas do mundo.
Para comemorar o 50º aniversário da atração, o exterior da icônica estrutura cônica ganhou uma iluminação dourada ao longo da noite do último dia 15 de janeiro. As luzes especiais estavam visíveis de vários pontos do Magic Kingdom e áreas próximas, oferecendo um cenário único e festivo para os visitantes presentes nessa data especial.
Texto por: Agência com edição Eliria Buso
Foto destaque por: Olga Thompson