Socorro é uma apaixonante e agradável surpresa para os amantes do campo, da natureza, dos esportes radicais e das compras. A 138 km da capital paulista, a cidade abraçou o turismo como fonte de renda e riqueza para a região e está perto de vários outros polos turísticos, como Águas de Lindóia, Serra Negra e Bragança Paulista.
As opções para lazer são as mais diversas. O turismo foi separado nos chamados Caminhos Turísticos: do Oratório, da Pompeia, das Lavras de Cima, do Rio do Peixe, da Pedra da Bela Vista, do Cristo, dos Pereiras, do Jaboticabal e da Usina.
Nossa reportagem dedicou três dias ao Caminho Turístico do Rio do Peixe, com hospedagem nos Chalés Santa Catarina. Com uma estrutura pequena, os Chalés agradam a qualquer um que procura se hospedar num lugar tranquilo, aconchegante e com atendimento muito bom. Alguns dos quartos podem acomodar até seis pessoas. Há uma pequena cozinha que tem de tudo para uma refeição rápida: geladeira, fogão, micro-ondas, utensílios domésticos, talheres, xícaras e copos. Para o café da manhã, a super atenciosa Ana Luiza, proprietária, oferece a opção de escolher o que desejamos comer e a que horas queremos que seja servido o café, na varanda do chalé.
Os Chalés possuem ainda uma piscina e um ofurô climatizado com hidromassagem, o que é sensacional para quando se volta quebrado de um dia inteiro de atividades. E, para aqueles que não querem deixar seu animal de estimação sozinho em casa, a pousada é pet friendly. Aliás, Brahma e Pretinha são duas cadelas que recepcionam os hóspedes na chegada e são uma ótima companhia durante a estadia.
Em nossos três dias em Socorro, buscamos atividades mais suaves. Na manhã do primeiro dia, aproveitamos as piscinas e a massagem relaxante oferecida aos hóspedes na própria pousada.
O almoço foi no Restaurante Segatto, no espaço chamado Circuito das Malhas Outlet, localizado antes do pórtico da cidade para quem vem de Bragança Paulista. É uma boa opção de comida caseira saborosa e com preço justo.
Após o almoço, partimos para conhecer a Fazenda de Café 7 Senhoras. Nossos anfitriões dessa vez foram o Eduardo, proprietário do local, e o Danilo, barista e guia, que nos apresentaram as fases do café com suas nuances, aromas, sabores e processos até chegar ao momento da venda. Sem dúvida, uma aula que não esqueceremos tão cedo.
Ao final da visitação pudemos degustar um dos cafés em três formas diferentes de preparação, que alteram completamente o sabor – uma experiência incrível. Se você gosta de café, poderá comprar os pacotes com diferentes sabores e torras, por um preço muito acessível.
Por último, o passeio escolhido foi o pôr do sol no Mirante Pedra Bela Vista. Está localizado no parque de mesmo nome, onde há outras atividades, como rapel, trekking, arqueria e slackline. Não deixe de assar você mesmo o seu Pan de Palo, de origem indígena peruana.
Uma massa pré-preparada é colocada em volta da ponta de um pau que você segura pela outra extremidade e assa apenas com a brasa da lenha que queima na fogueira. Cuidado para não colocar o pão sobre o fogo, pois queimará a massa e não ficará assado. Depois de assado você escolhe o recheio que quer colocar e aguarda chamarem pelo seu nome. Uma delícia! Experimente também os outros pratos disponíveis na Pedra Bela Vista, como a pizza na pedra.
Voltando ao pôr do sol, a vista é simplesmente deslumbrante. Do mirante avista-se toda a cidade de Socorro e a região até onde os olhos podem enxergar. Se quiser esticar um pouco mais seu tempo na Pedra Bela Vista, aguarde ficar bem escuro e verá um céu com milhares de estrelas. Lembre-se de levar um agasalho nos dias de frio.
No segundo dia de viagem, começamos com a Trilha das Cachoeiras a convite da Mundaka Aventura, que tem base operacional no Parque Aui Mauê. A duração é de aproximadamente 1h30 para um percurso de 2 km e são visitadas três cachoeiras, onde é possível se refrescar em cada uma delas.
A trilha é acompanhada por um ou mais condutores experientes, de acordo com o tamanho do grupo, que orientam e estão atentos a cada movimento para deixar o percurso seguro e agradável. A Mundaka Aventura oferece várias outras atividades, como passeio de quadriciclo, tirolesa, boia cross, cavalgada, rafting e muito mais.
Outro bom passeio é o Pesqueiro Nenê Oliani. Fundado em 1980 pelo casal Adelino Oliani (Nenê Oliani) e Darci Rossi Oliani, é um dos primeiros “pesque e pague” da região. Um lugar lindíssimo, muito bem estruturado e cuidado, onde a família e os amantes da pesca podem passar momentos de relax e descontração.
A nossa recepção foi feita pela atual proprietária, a simpaticíssima Vera, filha de Nenê Oliani, que nos levou para conhecer alguns dos oito lagos. Após algumas explicações de como funciona o pesqueiro, almoçamos uma tilápia grelhada preparada pela própria Vera, com arroz, batatas fritas, feijão e salada, que estava absolutamente fantástica de tão saborosa.
Dali, fomos até a Rios de Aventura conhecer o Roteiro da Cachoeira pilotando um quadriciclo. Nossa recepção foi feita pelo Juneca, muito atencioso, que nos explicou em detalhes como seria realizado o passeio, que tem cerca de 1h20 de duração. Nosso guia foi o Paulo, paulista de Santo André que não quer mais voltar para a cidade grande, que nos levou para lugares fantásticos e uma cachoeira de tirar o fôlego.
Se você nunca pilotou um quadriciclo, há um treinamento prático em pista exclusiva antes do passeio para testar suas habilidades e saber se você poderá seguir como piloto. Uma segurança para todos. A Rios de Aventura oferece ainda outros passeios: cavalgada, rafting no Rio do Peixe e três roteiros de quadriciclo, além de um local muito bem estruturado.
Neste último dia, ainda tivemos tempo de conhecer o Balneário, a Maria Fumaça e a loja premium da Cervejaria Artesanal Ecobier, no Caminho Turístico da Pompeia, além do Mirante do Cristo e Empório, no Caminho Turístico do Cristo.
Nossa despedida foi um jantar oferecido pelo Paulo Segatto, chef do Ristorante D’Napoli. Com decoração típica italiana e bandeiras de várias partes do mundo penduradas desde o teto, o Ristorante D’Napoli oferece uma gastronomia italiana e internacional de dar inveja a qualquer máster chef. Há pratos muito bem servidos e saborosos, acompanhados de uma carta de vinhos de todas as partes do mundo.
Socorro oferece ótimas alternativas de compras de roupas, especialmente femininas, em polos muito bem construídos. São eles o Circuito das Malhas, a Moda de Fábrica e a Feira Permanente de Malhas. Vale a pena fazer uma visita e conhecer as novidades e tendências da moda.
Serviços
Onde ficar
Onde comer
Passeios
Mais informações em: socorro.tur.br
Texto e fotos por: Marcos Telore, que viajou a convite dos Chalés Santa Catarina.