A Smiles e a Gol, pensando em proporcionar segurança e tranquilidade aos seus clientes em meio a um período delicado de crise global provocada pelo coronavírus, anunciou a extensão da validade das categorias conquistadas em 2020 pelos seus clientes do programa de fidelidade até março de 2022.
Dessa forma, a companhia optou por não considerar este ano como base para a requalificação do próximo ano, já que a análise de downgrade de categorias levaria em consideração o acúmulo de milhas provenientes de trechos voados no período (janeiro a dezembro de 2020) e que o planejamento de viagens será afetado. A estratégia permite que o cliente ganhe mais tempo dentro de sua categoria, podendo aproveitar os benefícios que ela oferece.
O programa de fidelidade da Gol conta com quatro categorias: Smiles, Prata, Ouro e Diamante. O upgrade dessas categorias é feito com base nas milhas e/ou trechos considerados qualificáveis que o cliente acumula, e assim que esse saldo atinge a quantidade necessária, ele é notificado da mudança de status. O downgrade no status acontece com base nas milhas e trechos qualificáveis de janeiro a dezembro do ano vigente e são anunciadas sempre no último dia do mês de março do ano seguinte.
Entretanto, devido aos últimos acontecimentos em função da pandemia pelo Covid-19, que restringe a circulação de pessoas, a Smiles optou por prorrogar a avaliação e não considerará 2020 como ano letivo. Oferecendo assim um período mais extenso para que os clientes consigam se planejar com calma e segurança, acumulando assim as milhas e trechos necessários para subir de categoria.
A medida é uma das iniciativas da Smiles para proteger os clientes dos impactos da crise de saúde no setor aéreo. Diversas possibilidades foram estudadas minuciosamente e definir não considerar este ano para a avaliação de 2021, fazendo com que os usuários pudessem continuar utilizando todos benefícios de suas categorias por mais um ano, é fundamental nesse momento de incertezas. O propósito do programa é transformar o sonho de viagem das pessoas em realidade e, em um momento como esse, é preciso criar alternativas para que essa realidade continue possível, ainda que seja preciso prorroga-la.
Ou seja, os clientes manterão os upgrades alcançados até março de 2022 e o status conquistado na requalificação de 2020, feita com base nos acúmulos de 2019. Apenas no ano seguinte, 2022, é que as milhas e os trechos voltarão a ser analisados, tendo como base as atividades de 2021. Também é importante ressaltar que as políticas de upgrade estão mantidas, e que durante esse período no momento que o cliente alcançar uma nova categoria, será imediatamente transferido.
A ação faz parte de uma série de iniciativas da Smiles para proteger os clientes do impacto provocado pelo Covid-19 no setor aéreo. Além da extensão da validade das categorias, a Smiles disponibiliza uma solução exclusiva para que os clientes possam planejar suas viagens com até 330 dias de antecedência, fazendo apenas a emissão de passagem em formato de reserva, mesmo sem saber se poderá viajar. O pagamento integral do bilhete aéreo deve ser feito apenas 60 dias antes da viagem e, caso não seja possível confirmar o voo, basta solicitar o cancelamento da passagem antes de realizar a quitação do bilhete.
Texto por: Agência com edição Eliria Buso
Foto: Divulgação