Na pequena cidade de Torre de Pedra, que dista a 190 km da capital paulista, tendo a Rodovia Castelo Branco como sua principal via de acesso para São Paulo, capital, ABC, Santos e Campinas, um atrativo tem chamado muito a atenção de quem visita essa área, ou as cidades que compõe o chamado Cluster Turístico do Polo Cuesta. O Sitío Água Choca produz um dos mais bem elaborados queijos da região e um dos mais premiados do Brasil.
As famílias progenitoras estão presentes desde a primeira colonização vindo a compor a fundação da cidade de Torre de Pedra, no ano de 1890. O Sítio Água Choca está com a família há três gerações, isto significa quase 100 anos. A atual diretora é Lavínia Pereira Hessel (1997), formada em Engenheira Agrônoma conduz um projeto de releitura da ricota que ela denomina Capiau cremoso, uma expressão do dialeto local, entre outras experiências que ainda são sigilo profissional. Ela herdou da sua avó materna Sônia Maria (1951) a paixão pela produção queijeira artesanal.
A propriedade é próxima ao centro urbano, num cenário que cativa pela sua paisagem, tendo ao longe os morros de Bofete e o Morro Agudo, que pertence as tias da Lavínia. Quem a ajuda é seu marido Jorge Cristiano Alves da Silva Faria, formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Unicesumar, que acaba ajudando no sistema operacional do empreendimento. O projeto futuro é ter este espaço no sítio com projeções para atividades turísticas aproveitando o espaço da área. Os queijos frescos, da família Hessel contam com os atributos naturais da localização exaltando o Terroir da Cuesta Torrepedrense e estão em fase de reconhecimento e certificação. Os produtos mais famosos do Portfólio da empresa são:
Queijo fresco: Produzido com leite cru artesanalmente, queijo magro indicado para o café da manhã.
Queijo meia-cura: Produzido com leite cru processo de maturação artesanal, perfeito com goiabada ou doce de leite
Queijo curado: Produzido artesanalmente com leite cru maturado por 30 dias de sabor e aroma encorpados podem ser servido com vinhos, cachaças, cervejas, sucos ou café. É sucesso nas tábuas de frios, com geleias ou mel.
Queijo ervas finas: Produzido artesanalmente com leite cru adicionado as ervas de características mais marcante, com interior macio e sabor complexo. Cai muito bem como aperitivo, nas saladas ou sopas R$ 30,00, peça de 500 gramas.
Queijo mozzarella (nozinho): Produzido de massa de mozzarella filada a 90º com textura boa para corte e derretimento, branca e consistente. Ideal para ser servido como petisco ou derreter no pão. Muito utilizado em tábuas de frios e ou espetos no churrasco. Mas o melhor mesmo é comer puro desfiando fio a fio com café preto.
Capiau cremoso (ricota): Produzido artesanalmente de sabor suave e versatilidade aceitando bem diversos acompanhamentos. Nas opções Ervas Finas e azeite.
Goiabinha: Queijo fresco produzido artesanalmente trufado com goiabada cremosa cascão.
Queijo estrela: Queijo fresco produzido artesanalmente trufado de doce de leite cremoso
Serviços:
Produção, ordenha, alimentação de bovinos de corte, pesquisa para produção de derivados de leite autorais
Agendamento: 15 997435707
Funcionamento: 6hs às 10hs e a partir das 16hs
Local: Torre de Pedra – km 167 da Rodovia Castelo Branco – Estrada Municipal Bairro Saltinho KM 1
Mais informações: sitio.aguachoca@hotmail.com e instagram.com/sitio.aguachoca
Texto e foto destaque por: Cláudio Lacerda Oliva