Fundada pelos coríntios, a cidade de Siracusa fica localizada na região da Sicília. E é uma verdadeira polis grega no meio da Itália. Cheia de monumentos históricos e belas paisagens, a província é considerada uma das mais belas cidades da Grécia antiga, apesar de ter perdido todo seu apogeu após a dominação romana.
A pequena, porém famosa, ilha de Ortigia se conecta por toda a cidade através de três pontes, e é um dos principais points da região. A cidadela possui diversos monumentos gregos históricos, como o Templo de Apolo, hoje em ruínas devido à diversas construções feitas em cima dele.
Siracusa também é cidade natal do matemático Arquimedes, famoso criador da expressão “Eureka”. Seu suposto túmulo fica próximo ao Portão de Agrigentino.
O Parque Arqueológico conta com o maior Teatro Grego da Sicília, com 140 metros de diâmetro e suas arquibancadas foram escavadas nas próprias rocha e foram palco para lutas de gladiadores e para os Jogos Olímpicos em tempos antigos.
Próximo ao teatro, outros monumentos podem ser vistos. A Orelha de Dionísio é uma das principais atrações. Tem esse nome devido ao eco que a gruta faz, já que tudo o que é dito lá dentro, pode ser claramente ouvido do lado de fora. O deus do vinho prendia seus inimigos lá dentro e ficava escutando o que eles falavam. O antigo cemitério greco-romano, Necropoli Grotticelle, hoje em ruínas, e a Catacombe di San Giovanni, onde foram encontrados diversos nichos, sarcófagos e pequenas grutas, fazem parte do tour. As visitas são guiadas e com acessibilidade para todos.
O Museu Arqueológico de Siracusa, o Paolo Orsi abriga diversos itens que foram encontrados durante escavações feitas não somente em Siracusa, mas por toda a região da Sicília.
São quatros setores ao total para visitar. O primeiro é dedicado a geologia e pré-história, o segundo são para as colônias de Siracusa e da Sicília, o terceiro setor é exclusivo para as sub colônias que foram fundadas por Siracusa e outras duas grandes cidades gregas da Sicília: Agrigento e Gela.
O quarto e último setor é totalmente dedicado à Siracusa, expondo o que foi encontrado de seus antigos meios políticos e culturais. É possível encontrar diversas estátuas e esculturas de antigas divindades gregas e personalidades importantes.
Na Piazza Duomo, o visitante vai encontrar palácios em estilo barroco e a Catedral de Siracusa, dedicada a matrona e padroeira da cidade, Santa Luzia. Outra igreja que é destino turístico é a Santa Lucia Alla Badia, onde está exposto um dos quadros de Caravaggio. A entrada é gratuita.
A Fonte de Aretusa é um dos ícones da cidade e possui uma forte história mitológica por detrás de si. Segundo a lenda, o deus dos rios, Alfeu, se apaixonou pela ninfa Aretusa e tentou tomá-la para si. Para fugir dele, ela foi até a Sicília, onde foi transformada em uma fonte pela deusa Diana, no entanto, inconformado por ter sido rejeitado, Alfeu se transformou em um rio para poder se encontrar com a fonte da ninfa.
Hoje, é possível ver a fonte de Aretusa, onde crescem plantas de papiro ao seu redor, mas é na fonte de Diana que está representado todo o sofrimento de Aretusa para fugir de Alfeu. Apesar de toda a lenda, o povo de Siracusa considera a fonte um local romântico e imortal, onde nascem os primeiros amores adolescentes.
Não deixe de visitar o mercado de Ortigia. Lá é vendido de tudo um pouco da cozinha de Siracusa e é permitido degustar. O mercado funciona pela parte da manhã e começa a ser desmontado por volta do meio-dia, mas você pode comer pelos restaurantes que ficam pertinho e funcionam até mais tarde.
Não é permitido a circulação de veículos externos dentro da cidade, apenas dos moradores; táxis são autorizados e a grande chave para circular por Ortigia. É possível fazer passeios de barco ao redor ilha, mas fique atento aos preços.
Não deixe de assistir ao pôr-do-sol em Siracusa. É um verdadeiro cartão postal e vai render boas fotos.
Texto por: Carolina Berlato
Imagem Destacada via iStock/ CJ_Romas