As ilhas Seychelles são conhecidas por uma beleza exuberante, com suas paisagens verdejantes, mares cristalinos e uma rica fauna e flora. Poucos sabem, no entanto, que Seychelles é um país que recebeu diversos fluxos migratórios no passado, com influências africanas, francesas, inglesas e asiáticas. A rica herança cultural seichelense é justamente o resultado dessa misturas de nacionalidades. Conheça, a seguir, opções do turismo cultural no destino:
Sir Selwyn Selwyn-Clarke Market
Localizado na capital, Victoria, o Sir Selwyn Selwyn-Clarke Market é o local perfeito para descobrir verdadeiramente o cotidiano dos locais. Trata-se de um mercado público que vende tanto produtos alimentícios quanto artesanato. Os turistas podem desfrutar de uma imersão na cultura e culinária locais e experimentar alguns dos sabores típicos das ilhas.
Templo Arul Mihu Navasakthi Vinayagar
Seychelles, como já mencionado, é um território onde muitos povos e culturas se misturam. Isso não é diferente em relação a religiões. O templo Arul Mihu Navasakthi Vinayagar é pertencente ao hinduísmo, religião praticada principalmente na Índia, que fez parte da formação da cultura do arquipélago. O templo é aberto à visitação e uma parada muito interessante na capital do país.
Victoria Clock Tower
A torre do relógio está situada em um local emblemático da cidade de Victoria e carrega uma arquitetura tipicamente inglesa. Foi construída no início do século XX com o objetivo de homenagear a rainha Victoria. Sua localização é central e próxima ao Seychelles National Museum.
Seychelles National Museum
No museu nacional de Seychelles, que conta com uma bela arquitetura influenciada pelo período colonial, o viajante poderá conhecer mais sobre a história local. Com artefatos e informações que recontam desde o passado colonial, permeado por diferentes influências e domínios, até a atualidade, o museu permite ao viajante descobrir um pouco mais sobre o país. Ali o turista poderá saber também o que está por trás do nome deste arquipélago paradisíaco de paisagem encantadora.
Esplanade Kiosks
Na Esplanada, ou Fiennes Esplanade Artisanal Kiosks, também na cidade de Victoria, os visitantes podem admirar e adquirir o artesanato regional em quiosques, cuja aparência multicolorida retrata justamente a fusão harmoniosa de diferentes culturas e influências. Com itens feitos de materiais típicos das ilhas, é uma ótima opção para escolher os souvenires da viagem.
Mission Lodge
Este local reúne o que Seychelles tem de melhor: uma paisagem natural de tirar o fôlego, história e, claro, cultura. O Mission Lodge, antes denominado Venn’s Town, reúne as ruínas de uma antiga escola que os missionários estabeleceram na região para as crianças escravas libertas. Os vestígios do que ali sobrou evocam o papel de Seychelles na iniciativa regional de se eliminar do mercado de escravos após a abolição da escravatura. Além de ser um lugar histórico, o Mission Lodge é também considerado um dos mais belos mirantes do país, onde se pode ver muito verde e o mar.
Takamaka Rum Destillery
O rum Takamaka é uma das bebidas icônicas de Seychelles e está disponível em muitos bares e restaurantes do país. Tanto a marca em si quanto o costume de beber rum Takamaka é algo de que o povo seichelense tem muito orgulho. O passeio pela destilaria conduz os visitantes pela história da bebida e passa pelos diferentes processos de fabricação, uma experiência que possibilita acompanhar de perto cada etapa, desde a entrega da cana-de-açúcar até o enchimento dos envelhecidos barris de madeira. Além disso, o passeio conta com uma pequena trilha por meio da floresta tropical onde a destilaria está localizada.
Mais informações em: seychelles.com
Texto por: Agência com edição de Patrícia Chemin
Foto destaque por: Seychelles Tourism Board