Ícone do site Qual Viagem

Sete lugares especiais para conhecer a partir de Belo Horizonte

Foto por Carla Durante

Que o estado de Minas Gerais guarda tesouros históricos, naturais, gastronômicos e culturais não é segredo para ninguém. Mas eles acabam sendo tantos, que, por vezes, passam despercebidos. Confira as sete dicas para conhecer lugares incríveis que fazem parte do Circuito do Ouro de Minas Gerais e estão pertinho de Belo Horizonte.

Lapinha e Lagoa Central

Foto por Divulgação

Pertencente ao Parque Estadual do Sumidouro, a Gruta da Lapinha recebe em média 20 mil visitantes a cada ano. Sua estrutura repleta de salões cobertos por estalagmites e estalactites proporciona um verdadeiro mergulho na história.

Também conhecida como Lagoa Santa, é um dos principais cartões postais da cidade. O fácil acesso (centro) e sua beleza carregada de história fazem da Lagoa Central uma parada obrigatória para registros em passeios fotográficos!

Serra da Piedade tem vista de tirar o fôlego

Foto por Divulgação

Com o privilégio de se ter uma das vistas mais belas de Minas Gerais, a Igreja da Ermida da Padroeira, localizada na Serra da Piedade, tem o privilégio de ostentar o título de basílica, dado pelo Vaticano no último ano. Além disso, este é um dos pontos turísticos da rota “Entre Serras” da Piedade ao Caraça, pertencente ao Circuito do Ouro que inclui as riquezas históricas, naturais, gastronômicas e culturais das cidades de Caeté, Barão de Cocais, Santa Bárbara e Catas Altas. Entre os pontos mais visitados na rota, destaque para o Santuário São João Batista em Barão de Cocais, a trilha até a cachoeira, o sítio Arqueológico da Pedra Pintada e o centro histórico da pequena Santa Bárbara.

Inhotim

Foto por Eliria Buso

O Inhotim é um dos maiores museus a céu aberto do mundo. E isso significa uma imensidão de arte se integrando à natureza. Situado a 60 km da capital, o lugar reúne obras de arte contemporânea de relevância internacional e espaços de espécies tropicais raras da fauna brasileira. Aberto ao público desde 2006, são mais de 250 artistas expostos entre 19 galerias permanentes e 23 temporárias. Maior que os números são as expressões e sensações que o visitante encontra por lá. Se quiser visitar o museu inteiro, separe de 3 a 4 dias.

O Museu Sítio de Congonhas

Foto por Eliane Gouvea

Inaugurado em 2015, o museu de Congonhas carrega o importante título de ser o primeiro “museu sítio” reunindo informações históricas e de contexto que qualificam a visita ao sítio do patrimônio mundial Santuário do Bom Jesus de Matosinhos que é Patrimônio Cultural Mundial da UNESCO, em 1985. Por lá, é possível contemplar e entender melhor sobre a vida e obra de um dos maiores ícones do barroco mineiro, Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho. Instalado em um edifício de 3.452,30 m² equipado com diversas plataformas multimídia e tecnológicas, o museu trata das manifestações da fé no passado e no presente, em particular, o sentido de exteriorização da devoção.

Trem entre Mariana e Ouro Preto tem paisagens indescritíveis

Foto por iStock / filipefrazao

O passeio de trem que liga as cidades de Mariana e Ouro Preto é de tirar o fôlego pelos cenários lindos que surgem em seu trajeto. A ferrovia construída em 1883 foi toda revitalizada, assim como os trens. Em Ouro Preto, uma visita obrigatória é o Museu da Inconfidência, a Casa dos Contos e o Museu das Reduções, enquanto em Mariana, a Praça Minas Gerais e as igrejas centenárias.

Sabará da Jabuticaba ao ora-pro-nóbis

Foto por IStock/ denis cristo

Coladinha na capital mineira, a cidade de Sabará recebe turistas de todos os lugares para conhecer seu centro histórico. Por lá, a gastronomia é uma atração à parte com o uso da jabuticaba, ora-pro-nóbis e banana em pratos doces ou salgados. Na lista de lugares a serem visitados inclua o museu do Ouro/Casa de Borba Gato, a igreja Nossa Senhora do Ó, o Teatro Municipal, o Parque Natural Municipal Chácara do Lessa e a casa do Aleijadinho.

As cervejas artesanais de Nova Lima e o pastel de angu de Paraopeba

Foto por facebook.com/cervejariaverace

Em Nova Lima, a moda das cervejas artesanais tem atraído grande parte dos admiradores da bebida. A região reúne grande parte das principais cervejarias da cidade onde é possível conhecer o processo de produção passo a passo, e claro, degustá-las no final. A poucos em quilômetros de distância, em Itabirito, uma das atividades gastronômicas mais famosas é experimentar o pastel de angu e visitar a tradicional Mercearia Paraopeba.

Onde ficar

A Vert Hotéis é a rede que oferece o maior número de opções para hospedagem em Belo Horizonte e na região metropolitana. Trabalhando sempre o resgate da hotelaria essencial, que são: uma boa noite de sono, um banho restaurador e um ótimo café da manhã, além de serviço personalizado, a rede oferece hotéis para todo o tipo de perfil de turistas.

Foto por Divulgação

Visitando esses destinos você pode ser hospedar em Nova Lima no eSuites Lagoa dos Ingleses, em Lagoa Santa são duas opções: O eSuites Lagoa Santa e o Ramada Airport Hotel; Em Belo Horizonte um variado cardápio de opções de hospedagem: eSuites Virginia, eSuites – Sion/Savassi, Ramada Encore Minas Casa, Ramada Encore Virgínia e o eSuites Toscanini.

Consulte valores e preços especiais para os períodos desejados – verthoteis.com.br

Texto por: Cláudio Lacerda Oliva

Foto destaque por Carla Durante

Comentários

Sair da versão mobile