Ícone do site Qual Viagem

Serra Gaúcha inicia processo gradual de abertura dos hotéis, parques e museus

Guest opening door of the hotel room

Em reunião realizada no auditório da prefeitura de Gramado na semana passada, prefeitos  integrantes da Associação dos Municípios da Serra Gaúcha (Amserra) debateram sobre a possível flexibilização da abertura dos parques e rede hoteleira na região. A reunião foi presidida pelo prefeito Schamberlaen José Silvestre, de Cambará do Sul. O objetivo do encontro foi propor medidas conjuntas, considerando as características em comum dos municípios.

Ficou decidido que a reabertura não pode ultrapassar 50% da capacidade de ocupação da rede hoteleira. Os municípios de Nova Petrópolis, Cambará do Sul, Picada Café e Santa Maria do Herval já começaram a ofertar as vagas a partir da última sexta-feira. Já as cidades de Gramado, Canela e São Francisco de Paula vão liberar os turistas a partir do dia 08 de maio. Cada apartamento utilizado após uso deve ser higienizado e deverá ficar por uma semana sem nova ocupação. Segundo os prefeitos, estas medidas serão propostas em decretos municipais, que estão condicionadas ao novo decreto que deverá ser proposto pelo governo do estado do Rio Grande do Sul, além da orientação das entidades representativas do segmento econômico.

O prefeito de Gramado, Fedoca Bertolucci, acrescentou que, além da limitação em 50% da sua capacidade, os hotéis deverão cumprir exigências sanitárias rigorosas, previstas em decreto e propostas pelas Vigilâncias Sanitárias e de Saúde. Entre as medidas que deverão ser adotadas pelos hotéis estão a higienização frequente dos espaços de uso comum e proibição de serviços de buffet nos empreendimentos hoteleiros.

No encontro também foi debatida a possível abertura de parques privados e públicos. Foi autorizado ainda a abertura gradual de museus, que terão de se readequar ao cumprimento das normas impostas pela hotelaria.

Texto por: Agência com edição de Cláudio Lacerda Oliva

Foto destaque por: iStock / DragonImages

Comentários

Sair da versão mobile