A Serra do Navio, no Amapá, fica a 217 quilômetros da capital Macapá e conta com belezas naturais escondidas pela Mata Atlântica. Por lá, trilhas pela mata nativa que contam com poços e quedas d’água pelo caminho são opção de passeio no Parque Municipal do Canção.
A cidade, de pouco mais de 10 anos, ainda peca em estrutura, com suas casinhas praticamente idênticas e pouco comércio aberto, porém, suas paisagens de extrema beleza em plena Floresta Amazônica, tornam o lugar maravilhoso para se curtir boas férias.
Além das trilhas, um dos destaques na região é a observação de pássaros. Com sorte e paciência, você pode avistar por lá o beija-flor-brilho-de-fogo, exclusivo da região.
Entre as cachoeiras e corredeiras, não deixe de conhecer a da Pedra Petra e do Capivara. Apesar do difícil acesso – só se chega até elas de barco – o cenário encanta, com suas árvores centenárias e quedas de altura impressionante.
Já a Lagoa Azul, com profundidade de até 80 metros, é perfeita para um mergulho. Com uma pequena caminhada, é possível chegar a uma grande lagoa, que chama atenção por sua coloração. A Lagoa Azul é uma das atrações mais visitadas na Serra do Navio, e é própria para um banho rápido. A cor azul anil é dada por conta dos minérios da região.
Como chegar
O acesso ao município é feito, por Macapá, através da Estrada de Ferro Amapá, num percurso de 193 quilômetros que liga Serra do Navio ao município de Santana. Deste percurso, aproximadamente 108 quilômetros são de campos e 85 atravessando a floresta.
Onde ficar
Texto por: Eliria Buso
Fotos cedidas pela Embratur