Ícone do site Qual Viagem

Serra da Mantiqueira propõe experiência gastronômica nas férias

Foto por: Marco Ankosqui - MTUR

Julho é marcado pelas férias e uma boa opção para quem deseja aproveitar o período, conhecendo lugares e desfrutando de boas comidas, é a Serra da Mantiqueira. Unida pelos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, a região é destaque pela cultura e culinária típica, que ganha um toque especial pela produção local.

A Serra da Mantiqueira propõe uma deliciosa viagem por meio da gastronomia. Para os interessados em conhecer um pouco mais sobre o cultivo de café, frutas orgânicas, além de bebidas como cerveja e gins, uma boa opção pode ser a Fazenda Zalaz. Localizada em Paraisópolis, Minas Gerais, a propriedade tem produção orgânica e sustentável. O espaço é aberto a visitações.

Para os apaixonados por queijo, uma boa pedida pode ser a Queijaria Bolderini. A fazenda, situada em Pindamonhangaba, interior de São Paulo, possui produção própria de leite e manejo em pequena escala. É possível agendar visita para a degustação e conhecer um pouco mais da história da região.

Para quem não abre mão de um bom café, a sugestão é o Café Pé da Serra, em Cachoeira de Minas, Minas Gerais. Com certificado que reconhece a qualidade especial e autenticidade do produto, o local oferece visitas guiadas pelo cafezal, além de degustação da bebida.

Estas sugestões estão no mapeamento realizado pelos professores e alunos do Centro Universitário Senac — Campos do Jordão e fazem parte do projeto Saberes da Mantiqueira, que consiste em roteiros gastronômicos por cidades da região. O objetivo do projeto é ampliar o conhecimento sobre a origem e a produção local, além de estimular os estudantes da graduação Tecnologia em Gastronomia do Centro Universitário Senac — Campos do Jordão sobre a importância dos pequenos produtores.

“A Serra da Mantiqueira é marcada pelo turismo de experiência — onde é possível conhecer a história e cultura local, acompanhar os processos produtivos de alimentos únicos e degustar nas fazendas e sítios produtos com características singulares”, afirma Daniel Sales, professor do curso de Tecnologia em Gastronomia do Centro Universitário Senac — Campos do Jordão.

Planejamento é tudo

Para realizar o tour gastronômico, um bom começo é organizar o seu próprio roteiro. A ideia é fazer uma lista com os tipos de culinárias que gostaria de conhecer. Faça o planejamento dos locais e pratos disponíveis, de acordo com cada produtor. O planejamento vai tornar a experiência mais completa.

Outra dica é verificar os endereços e otimizar o tempo de deslocamento.

Conheça mais da gastronomia

Se você é um admirador da gastronomia e já se imaginou como um chef de cozinha ou até mesmo como um empreendedor do segmento, uma boa opção é o curso Tecnologia em Gastronomia, oferecido pelo Centro Universitário Senac, nos três campi: Santo Amaro, na capital; e Águas de São Pedro e Campos do Jordão, no interior paulista.

No curso, o aluno aprende a trabalhar em diversas frentes da gastronomia como confeitaria, cozinhas regionais e internacionais, bebidas, liderança de equipes, marketing e negócios.

A formação tem duração de dois anos. O processo seletivo para o segundo semestre está aberto até o dia 19 de agosto e o público interessado pode fazer a inscrição por meio do site do Senac.

Texto por: Agência com edição de Cláudia Costa

Foto destaque por: Marco Ankosqui – MTUR

Comentários

Sair da versão mobile