Para quem não conhece, o pequeno destino chega até a passar despercebido. Mas não deveria! De norte a sul, o estado de Sergipe apresenta as mais variadas opções de praias para os diversos estilos. Existem aquelas urbanas ou mais afastadas, fluviais, marítimas, rasas, profundas, plácidas, revoltas, de areias finas, brancas ou douradas… Banhadas por águas mornas de todos os tons, em sua maioria são extensas, excelentes para uma boa caminhada matinal, tranquilas e sugestivas para um bom papo à mesa de seus bares e restaurantes.
Praia e Orla de Atalaia – Aracaju
A orla da praia de Atalaia é onde tudo acontece. O local tem bares, restaurantes e vários quiosques onde se pode experimentar a tapioca mais tradicional do nordeste. A hotelaria está atualizada e há opções de hospedagem para todos os bolsos e gostos. Desde charmosas pousadas, passando por ótimos hotéis executivos e resorts.
Quase no final da orla, no sentido sul, fica a Passarela do Caranguejo onde é possível visitar os famosos Arcos, símbolo maior do local. É o ponto mais frequentado por surfistas. Os bares de praia com melhor estrutura para os banhistas ficam mais adiante.
Com diversas opções de lazer, a praia de Atalaia permite aos visitantes a prática de atividades esportivas, como caminhadas e kitesurf, além de dispor de uma infraestrutura moderna, o que a torna um dos cartões postais de Aracaju.
A orla de Atalaia é local de parada obrigatória para quem visita a capital sergipana, pois no local estão reunidos diversão, cultura e história. nos seus 30 quilômetros de extensão tem tudo para todos os gostos.
Pontal de Indiaroba – Indiaroba
Indiaroba em tupi-guarani significa “óleo amargo” (nhandi roba). Mas essa bela cidade não tem nada de amargo, exemplo disso é o povoado Pontal, com a praia do mesmo nome no litoral sul de Sergipe.
Com forte tradição pesqueira, as praias do lugar são valorizadas pelo festivo e colorido exuberante de velas e canoas, além de oferecer aos visitantes uma gastronomia à base de frutos do mar e peixes.
O local foi um dos cenários de gravação da novela Tiêta do Agreste e fica a menos de 60 quilômetros da capital Aracaju.
Praia do Saco – Estância
Essa praia, localizada ao sul do estado, no município de Estância, já foi considerada uma das mais belas do mundo – o lugar foi um dos quatro pedaços do litoral brasileiro a figurar no ranking da publicação francesa ‘Grands Voyageurs’, que elegeu as 100 praias mais belas do mundo. E não faz por menos. Dona de um ambiente rústico e natural, tem águas mornas e areia bem fina toda enfeitada com um imenso coqueiral.
A Praia do Saco é formada por uma enseada de cinco quilômetros de extensão de areia, cercada por matas virgens e dunas de mais de 20 metros de altura.
Na foz do Rio Real, faz divisa com a o litoral norte da Bahia. No local se encontra uma estrutura de hotéis, pousadas, assim como uma culinária regional de pratos feitos à base de frutos do mar, com destaque ao catado de aratu.
COMO CHEGAR
Saindo de São Paulo, há voos da Gol, LATAM, Avianca e Azul que chegam à capital Aracaju. De lá, as praias são facilmente acessadas de carro, estando situadas no litoral sul do estado. A Praia do Saco, por exemplo, está a menos de 80 quilômetros da cidade.
ONDE FICAR
Aracaju/ Atalaia
Praia do Saco Pousada Florais do Atlântico
INFORMAÇÕES TURÍSTICAS
Texto por: Eliria Buso
Confira a matéria completa sobre as “Praias inesquecíveis do Nordeste” na edição de dezembro/16 da Qual Viagem. Acesse aqui a edição digital.
Foto destaque por Márcio Dantas