Atualmente, o México possui 34 locais inscritos na Lista do Patrimônio Mundial da UNESCO. Separamos seis para você incluir na sua próxima viagem. Confira:
Cidade de Oaxaca e Monte Alban
Fundada em 1642, Oaxaca preserva uma coleção incrível de conjuntos arquitetônicos da época colonial espanhola. Caracterizado por prédios mais baixos e paredes bem espessas, os edifícios foram construídos de forma mais sólida para serem adaptados a região propensa a abalos sísmicos.
Já o Monte Alban é o mais importante sítio arqueológico do Vale de Oaxaca. Habitado por uma sucessão de povos durante 1.500 anos, é possível encontrar ruínas de antigos templos, túmulos e inscrições hieroglíficas.
Puebla
Situada no Vale de Cuetlaxcoapan, no sopé do vulcão Popocatepetl, Puebla é a cidade mais barroca do México.
O centro da histórico preservou a maior parte dos edifícios religiosos, como a Catedral que remete ao século XVI e o antigo palácio do arcebispo. Além disso, há um impressionante número de conjuntos arquitetônicos decorados com azulejos.
Calakmul
Localizada no estado de Campeche, Calakmul é a mais antiga cidade maia do México. Situada em meio a floresta tropical das Tierras Bajas, a cidadela foi uma das sedes da importante dinastia Kaan.
Durante escavações foram encontradas diversas ‘estelas’ comemorativas que são exemplos da arte maia e dizem muito sobre o desenvolvimento cultural e espiritual da sociedade naquele momento. Hoje, além da importância histórica e cultural, Calakmul é um importante ativo na conservação da biodiversidade, devido a sua localização privilegiada em meio a selva.
Sian Ka’an
No idioma dos povos maias que habitavam essa região, Sian Ka’an significa “origem do céu”. Localizada na costa leste da península de Yucatán, a reserva natural engloba desde florestas tropicais, manguezais e pântanos à um extenso habitat de vida marinha. Ainda é casa de uma rica flora e uma fauna que compreende mais de 300 espécies de aves.
Aqueduto do Padre Tembleque
Construído em meados do século XVI pelo padre Tembleque com apoio das comunidades indígenas locais, o aqueduto é uma das mais importantes construções históricas em Hidalgo e o Estado do México.
Com 45 quilômetros de extensão, ele contém a maior arcada de aqueduto já construído e cruza dois estados, vales, ravinas e até mesmo locais subterrâneos.
Texto por Carolina Berlato
Imagem Destacada via iStock por arielcione