O Japão é um destino perfeito para os recém-casados. O arquipélago tem opções para aproveitar o romance em todas as estações do ano. Com belezas naturais espalhadas por todos os cantos, cidades que contrastam modernidade e tradição, história e cultura fascinantes,
O arquipélago reserva uma infinidade de surpresas para os que buscam romance, aventura, experiências gastronômicas, conforto, hospitalidade e passeios culturais.
Para aproveitar ao máximo o que o destino tem a oferecer, a Organização Nacional do Turismo Japonês (JNTO) relaciona seis motivos para escolher o Japão para viagem dos sonhos de lua de mel.
1 – Tecnologia e tradição
O Japão é um país de contrastes entre o novo e o antigo, com opções para todos os tipos de casais. Para os que gostam de modernidade, grandes cidades como Tóquio e Osaka oferecem muitas atrações, contato com a tecnologia, muitas lojas, bairros modernos e opções de entretenimento como museus de arte, parques, aquários e restaurantes.
Já Quioto e Nara são boas alternativas para casais que desejam experimentar o Japão tradicional, pois são as capitais culturais do país. Nelas, há muitos templos budistas, jardins, palácios imperiais, santuários xintoístas e ostentam a arquitetura antiga japonesa.
2 – Aventura e natureza
Para os recém-casados em busca de aventura e natureza, o país tem mais de 30 parques nacionais e quatro Patrimônios Naturais da UNESCO, que guardam paisagens de tirar o fôlego, ilhas paradisíacas, florestas, cachoeiras e montanhas com muitas atividades, como trekking, escalada, trilhas e estações de esqui.
Um passeio que leva ao topo do Monte Fuji, um dos principais cartões postais do Japão, em Shizuoka, para ver o nascer do sol é uma boa dica. São quatro trilhas até o cume, que abrem em julho, e o espetáculo nas primeiras horas da manhã é uma experiência de tirar o fôlego.
3 – Belíssimas paisagens em qualquer estação do ano
Primavera, verão, outono e inverno. Não importa a estação, o Japão oferece aos recém-casados vistas incríveis em uma viagem de lua de mel perfeita. O clima e as estações bem definidas em cada região garantem paisagens deslumbrantes e experiências únicas.
Primavera – Na estação mais colorida do ano, o grande destaque são as flores que colorem as ruas, os parques e as montanhas em todo o país. As mais famosas são as cerejeiras (sakuras) e um tradicional piquenique de hanami (tradição japonesa de contemplar as flores) sob as árvores é uma boa opção para celebrar a vida nova juntos. Em Tóquio, um dos melhores lugares é o Parque das Cerejeiras em Flor de Inokashira, com cerca de 500 árvores da sakura e onde é possível passear de barco no lago decorado com as pétalas das flores.
Verão – Os dias quentes e ensolarados do verão japonês são ideais para visitar as praias do arquipélago e aproveitar os shows de fogos de artifício nos festivais que acontecem no país todo. O Japão tem milhares de opções para os amantes curtirem a lua de mel com sombra e água fresca com uma paisagem paradisíaca. As ilhas de Okinawa oferecem excelentes opções de praias, algumas bastante remotas, com longos trechos de areia branca e mar turquesa. Há muitas opções de resorts de luxo, que oferecem spa, restaurantes e opções de esportes aquáticos.
Outono – A paisagem fica realmente encantadora durante o outono. À medida que o tempo esfria, as folhas das árvores se transformam e colorem o país de tons vibrantes de vermelho, laranja e dourado, garantindo belas fotos românticas. Quioto é um dos lugares mais famosos para apreciar a folhagem. As árvores de bordo japonesas (momiji) estão presentes nos jardins de vários templos. O Templo Kozanji, no vale montanhoso de Takao, é uma boa dica.
Inverno – A neve toma conta das montanhas japonesas e cria um clima perfeito para os recém-casados que podem desfrutar das atrações das estações de esqui e das vistas maravilhosas dos alpes. Niseko, em Hokkaido, e Hakuba, em Nagano, são destinos muito procurados, pois, durante o inverno, se transformam em um centro de atividades na neve, e são regiões com grande variedade de hospedagens.
4 – Hospitalidade
O Japão é referência mundial quando se trata de hospitalidade. No país, a arte de receber, tratar e servir bem, o omotenashi, é uma filosofia enraizada na cultura e sociedade que pode ser vivenciada em todos os tipos de acomodações que o arquipélago oferece, como hotéis ocidentais, resorts, ryokans, hotéis cápsula, além estadias exclusivas em templos e em castelos.
Durante a viagem, vale reservar pelo menos uma noite para experimentar a hospitalidade de um ryokan. As tradicionais pousadas japonesas estão por todos os cantos do país e se destacam, pois proporcionam, além de muito conforto, contato próximo com a cultura milenar japonesa. Os estabelecimentos têm piso de tatame, cama de futon, quimonos e oferecem banhos quentes relaxantes e refeições com o melhor da gastronomia local.
5 – Gastronomia
A culinária japonesa é Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade e não é à toa que o Japão figura entre os países com maior número de restaurantes estrelados do mundo. Tóquio, Quioto e Osaka possuem muitas opções desses locais, que valem a reserva para um jantar romântico depois de um dia explorando as cidades.
A gastronomia japonesa é minimalista e está intimamente ligada à terra, ao mar e às estações do ano. Isso garante uma grande variedade de pratos, com ingredientes sazonais e típicos de cada mês e região.
Para aprender um pouco mais sobre e levar o conhecimento para casa para relembrar a lua de mel no futuro, o casal pode reservar jantar em um restaurante em que é possível fazer a própria comida, como o macarrão udon, lámen e também o okonomiyaki (panqueca japonesa), ou, ainda, programar uma aula exclusiva com um chef japonês. Em Gifu, no Ozeki Japanese Cooking Class, o mestre da gastronomia tradicional chef Shuji Ozeki dá aulas para visitantes de todo o mundo.
6 – Experiências únicas
Fotos de casal com trajes típicos – Para complementar o álbum de casamento, vale fazer um ensaio fotográfico com trajes típicos japoneses em um cenário romântico. Quioto proporciona o plano de fundo ideal para isso. É possível adquirir ou alugar quimonos e contratar um profissional para registrar a lua de mel perfeita nas pequenas ruas de paralelepípedo cercada por construções históricas.
Casamento em um santuário xintoísta – Para relembrar e celebrar a união, é possível participar de uma procissão de casamento em um santuário xintoísta. O xintoísmo é uma das vertentes religiosas do país e uma filosofia de vida que contempla a harmonia entre o homem e a natureza. Em Tóquio, é possível ter esta experiência no Santuário Meiji-jingu.
Banhos relaxantes em onsens privativos – Graças à geografia e à atividade vulcânica do Japão, águas mornas e ricas em minerais são abundantes em todo o país. Os onsens são mundialmente conhecidos e uma tradição local. Muitos oferecem banho privativo, uma excelente oportunidade para os recém-casados aproveitarem o momento a dois e relaxarem ao mesmo tempo que vivenciam a cultura japonesa. Existem onsens em todas as regiões do país, mas as províncias de Hakone, Gunma, Hokkaido e Kyushu são as mais famosas.
Viagens de trem – Mais do que um meio de transporte, viajar de trem é uma experiência no Japão. Há diversas rotas pelo país com serviços tradicionais e de luxo para os casais aproveitarem o tempo de locomoção entre um destino e outro curtindo a paisagem externa com conforto. Os grandes destaques das linhas ferroviárias do Japão são o trem-bala (Shinkansen) e o Seven Stars in Kyushu. O primeiro dispensa apresentações, ele parte de Tóquio e liga as principais cidades do país. Uma boa dica é reservar assentos de primeira classe na rota JR Tokaido, sentido Tóquio-Quioto, do lado direito do trem, para apreciar uma vista única do Monte Fuji através da janela. Já o segundo, é um trem de cruzeiro que conecta as sete prefeituras da ilha de Kyushu e é praticamente um hotel de luxo sob os trilhos com restaurante, piano-bar e suítes privadas.
Mais dicas para lua de mel no Japão você encontra aqui.
Informações sobre as restrições de viagem devido à Covid-19 acesse aqui.
Texto: Roberto Maia com agência
Foto do destaque: Shutterstock.com