Embora seja uma tradição norte-americana, o Halloween, celebrado em 31 de outubro, virou uma festa popular também no Reino Unido. Para fazer da data e da temporada uma época cheia de bons sustos, conheça alguns dos lugares mais arrepiantes da Inglaterra, Irlanda do Norte, Escócia e País de Gales.
Crumlin Road Goal, Belfast, Irlanda do Norte
Bem no coração de Belfast, a prisão Crumlin Road Gaol foi construída em 1845 e fechou suas portas enquanto prisão em 1996. Entre 1854 e 1961, foi também um local de execução de presos. Dezessete condenados à morte tiveram seu fim entre as paredes espessas da Crumlim Road. Há razões de sobra, portanto, para que esse prédio, agora uma atração turística, tenha a reputação de ser um dos mais assombrados de Belfast! Visitantes já relataram ouvir o barulho de portas se fechando sozinhas, vozes pedindo ajuda e até mesmo viram um homem desaparecendo no ar. Se você é do tipo corajoso, pode agendar um passeio paranormal, que passa por todos os pontos assombrados da antiga prisão.
Como chegar: Belfast tem seu próprio aeroporto internacional e é também facilmente acessível por ferry.
Glen Coe, Escócia
Glen Coe é um dos lugares mais belos e transcendentais da Escócia. A construção apareceu em filmes como 007 – Operação Skyfall e na série Harry Potter. Mas há uma história sombria por trás da paisagem deslumbrante – e ela causa arrepios até hoje. Em 13 de fevereiro de 1692, 38 homens, mulheres e crianças do clã Macdonald foram mortos em suas camas por tropas do clã rival, o Campbell. Segundo se conta por ali, outras vítimas fugiram para as montanhas circundantes e morreram por causa do frio cruel. Visitantes já relataram ouvir gritos agudos no vale e chegaram até a ver reconstituições assombradas do massacre, especialmente em meados de fevereiro, quando a tragédia faz aniversário.
Como chegar: Glen Coe fica nas Highlands da Escócia, a cerca de duas horas e 15 minutos de Glasgow de carro ou ônibus.
Hellfire Caves, Buckinghamshire, sudeste da Inglaterra
Enterrado sob as pitorescas colinas Chiltern Hills, no sudeste de Inglaterra, as Hellfire Caves têm uma longa e sombria história. Elas foram escavadas nas décadas de 1740 e 1750 para Sir Francis Dashwood e viraram imediatamente o local de reuniões para o Hellfire Club, um grupo de cavaleiros da elite que ali conduzia rituais pagãos. As cavernas assombradas têm, segundo dizem, dois fantasmas residentes: Paul Whitehead, o mordomo do Hellfire Club que deixou seu coração para Sir Francis ao morrer; e Sukie, uma garota local que aparentemente foi assassinada nas cavernas.
Como chegar: As cavernas ficam na vila de West Wycombe, a menos de uma hora de carro da cidade histórica de Oxford.
Pluckley, Kent, sudeste da Inglaterra
A pequena aldeia de Pluckley foi apelidada de “vila mais assombrada do Reino Unido” por abrigar, segundo dizem, pelo menos 12 fantasmas locais. Entre as aparições frequentes estão uma carruagem fantasma (com cavalos e tudo), uma cigana e uma empregada, que surgem dentro e nos arredores da St Nicholas Church. É bom fazer um passeio andando pela cidade antes de entrar no Black Horse Pub. O pub possui um amplo cardápio de cervejas e pratos, servidos em um ambiente com frequentadores espirituosos. Entre os muitos fantasmas residentes do pub está um conhecido por tirar os copos e objetos do lugar.
Como chegar: Pluckley fica a cerca de 30 minutos de Canterbury, cidade famosa por sua catedral.
Hampton Court, Londres
Com sua longa história, que remonta aos anos 1500, é de se esperar que o Hampton Court Palace seja conhecido como uma das construções mais assombradas do Reino Unido. A residência favorita do Rei Henrique VIII é associada com os fantasmas de duas de suas esposas. Catherine Howard, quinta esposa de Henrique, executada menos de dois anos depois do casamento, “viveria” na Galeria Assombrada, local onde implorou ao rei, em vão, por sua vida. Jane Seymour, sua terceira esposa, morreu em Hampton Court, após dar à luz o único herdeiro homem de Henrique. Ela teria sido vista vagando pelo palácio e por suas calçadas de pedra carregando uma vela votiva acesa.
Como chegar: Trens diretos de Londres para Hampton Court Palace saem da estação Waterloo, em viagem de cerca de 30 minutos.
Gwydir Castle, País de Gales
O Gwydir Castle é uma antiga casa galesa situada no belo Conwy Valley, no sopé de Snowdonia. Ele existe desde os anos 1500 e, desde os anos 1990, vem sendo objeto de um extenso trabalho de restauração por seus donos atuais. Conhecido como uma das casas mais assombradas do País de Gales, o local convive com histórias de fantasmas desde o século 19. A ala norte do castelo possui uma certa “sala do fantasma”, onde visitantes teriam visto uma mulher e sentido cheiro de podridão. Diz a lenda que a mulher é o espírito de uma jovem empregada assassinada pelos ricos proprietários após um caso de amor malsucedido – a moça teria sido emparedada junto a uma chaminé. Também são ouvidos por ali um cão fantasmagórico e o choro de almas penadas de crianças.
Como chegar: O castelo fica nos arredores do Snowdonia National Park, a cerca de uma hora e meia de carro a partir de Liverpool.
Texto por Agência com edição de Caroline de Oliveira
Foto destaque por iStock / grafxart8888