A Secretaria de Turismo e Viagens de São Paulo apresentou uma série de novidades durante sua participação na WTM Latin America, realizada de 15 a 17 deste mês. Os anúncios foram recebidos com entusiasmo por visitantes da feira e pela imprensa, contando com a presença do Secretário de Turismo e Viagens de São Paulo, Roberto de Lucena.
Entre os destaques mais empolgantes está o lançamento da Lia, uma assistente virtual inteligente destinada a aprimorar a experiência turística em São Paulo. Durante o evento, um totem exibia a novidade, cujo propósito é promover os principais destinos de viagem do estado. Com recursos abrangentes, incluindo áudio, texto e vídeo, a Lia se adapta ao perfil do usuário, oferecendo uma experiência personalizada em diversas línguas. Esta iniciativa marca uma nova era no turismo paulista, permitindo aos visitantes interagir e descobrir novos destinos de maneira inovadora.
Além de apresentar a Lia, a Secretaria de Turismo anunciou uma colaboração estratégica com a operadora espanhola El Corte Inglês, visando promover o destino em solo europeu. Esta parceria resultou no desenvolvimento de uma rota turística de São Paulo e do Litoral Norte, agora integrada ao catálogo da empresa. Tal iniciativa visa impulsionar o fluxo de visitantes espanhóis e portugueses para São Paulo, fortalecendo os laços entre os dois países.
Outro destaque da participação da Secretaria na feira foi o anúncio de novas rotas no Aeroporto de São José dos Campos (SJK), apresentado por Ronei Glanzmann, diretor do aeroporto. Com sua localização estratégica, o SJK almeja tornar-se um dos maiores aeroportos do país, contribuindo assim para o desenvolvimento do turismo na região.
Valorização de diferentes culturas
No âmbito cultural, foi lançado o guia “Turismo de Raízes – Cultura Italiana”, em celebração aos 150 anos da imigração italiana em São Paulo. Esta publicação destaca festas tradicionais, festivais e museus que celebram a rica herança italiana no estado, promovendo destinos como a capital, Batatais, Vinhedo e Pedrinhas Paulista.
“Hoje nós realizamos aqui no nosso estande uma série de entregas e esta é uma das mais esperadas por nós, que é o Guia de Turismo de Raízes – Cultura Italiana, diz Roberto de Lucena. “O governo de São Paulo está à disposição de vocês para nós avançarmos nesta parceria. É uma maneira de nós dizermos obrigado a Itália, obrigado ao povo italiano por tudo aquilo que a Itália e os italianos representam”, conclui.
Já Na terça feira o estande divulgou uma publicação especial com os 10 principais roteiros e atrativos paulistas ligados à cultura afro-brasileira, incluindo municípios do interior, como Taubaté, Eldorado, Salto de Pirapora e Campinas, e do litoral, como Santos e Ubatuba; além da capital paulista. O Afroturismo SP tem por objetivo promover a inclusão e o reconhecimento étnico-cultural do estado de São Paulo, além de impulsionar o turismo e a economia regional de comunidades. Em formato impresso e digital os roteiros apresentam quilombos históricos e espaços histórico-culturais em cidades como São Paulo, Campinas, Santos e Taubaté.
Texto e fotos por: Cláudia Costa