Ícone do site Qual Viagem

Sayulita: a terra do surfe no México

Na costa mexicana do Pacífico, perto de Puerto Vallarta, Sayulita é destino dos amantes do surfe desde a década de 1960, que buscam em seu mar as ondas perfeitas, que, segundo a lenda, são ali criadas por Oz, o deus das ondas.

A cidade é o paraíso para quem gosta de esportes aquáticos, como stand-up paddle, vela, boogie boarding, skimboarding e caiaque, entre outros. Existem dezenas de escolas de surfe que também alugam o material e vendem pacotes de “surf trips” para conhecer outras praias. Para quem não quer caminhar muito, há aluguel de carrinhos de golfe por hora, além de quadriciclos, bikes e cavalos.

Um dos pontos fortes na cidade são os artesãos, que expõem seus trabalhos pelas ruas do pequeno centro de Sayulita e em espaços rústicos que aglomeram várias barracas. O artesanato local é rico em cores, sempre em tons fortes que estão presentes em bolsas, bichos de pelúcia e, principalmente, nas chaquiras – pulseiras feitas com contas de miçangas.

Bandeirolas coloridas enfeitam o centro, onde há lojas e restaurantes para todos os bolsos. O turismo é intenso na cidade, que está a 36 km de distância de Puerto Vallarta, em Nayarit, pela rodovia Varas-Vallarta, com várias barracas de produtos diversos ao longo do acostamento que valem a pena ser visitadas.

O modo de vida descontraída dos surfistas é caracterizado em vários bares pelas ruas próximas ao centro, com mesas rústicas e pranchas penduradas, que convidam para se estar com o pé na areia enquanto se degusta uma cerveja local ou mezcal temperado com pimenta.

A praça é o ponto central da cidade, com o letreiro multicolorido – parada obrigatória para foto de quem visita Sayulita. Em seu entorno a vida noturna é animada, com apresentações de DJs e música ao vivo nos vários bares com mesas na calçada.

Quem dispõe de mais tempo pode contratar passeios a locais próximos, como ir à Playa de Los Muertos, que para se chegar é necessário passar por dentro de um cemitério, ou ir às Ilhas Marietas, ilhas vulcânicas que são abrigo para inúmeras variedades de espécies marinhas, um refúgio de vida selvagem protegida.

Onde ficar

Hard Rock Hotel Vallarta All Inclusive – rcdhotels.com

Onde comer

Yeikame Traditional Mexican – Calle Jose Mariscal 10

Burrito Revolution – Calle Jose Mariscal 23 

Quem leva

Vallarta Adventures – vallarta-adventures.com

Texto e fotos por: Patricia de Campos. A jornalista viajou a convite do Hard Rock Hotel Vallarta e da Aeromexico, com a proteção do seguro viagem da GTA – Global Travel Assistance.

Comentários

Sair da versão mobile