Ícone do site Qual Viagem

São Tomé das Letras: grandes aventuras e mistérios

São Thomé das Letras é uma cidade com ar rústico, típico do interior de Minas Gerais. A origem do nome da cidade com pouco mais de 6600 habitantes deve-se a uma lenda sobre o suposto encontro no final do século de uma estátua de São Thomé em uma gruta por João Antão, um escravo fugido de João Francisco Junqueira, juntamente com uma carta de escrita perfeita (impossível a um escravo analfabeto).

Localizada num Pico de montanha de pedra a 1.444 metros do nível do mar, São Thomé das Letras é uma cidade envolvida por um vale profundamente verde que abriga magníficas grutas, cachoeiras, cavernas sem fim e ladeiras, ideais para a prática de esportes radicais como o Motocross, rapel, escalada, montanhismo, corrida de aventura, corrida de bike e o trekking.

Foto por Andrea Dallevo via Commons Wikimedia

A cidade é voltada para o turismo natural e artístico de um modo geral. Entre as diversas opções estão a Gruta São Thomé; Gruta do Carimbado; Casa da Pirâmide; formações Rochosas como a famosa Pedra da Bruxa; as cachoeiras Eusébio, Véu da Noiva, Paraíso, Lua, Antares e entre outras. A cidade possui o centro histórico tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais desde 1996 e a Igreja Matriz que começou a ser construída em 1785 em estilo barroco com pinturas de Joaquim José da Natividade em estilo rococó.

Foto por Luciano Marra via commons Wikimedia

Muitas pessoas visitam a cidade em busca de supostas aparições de OVNI’s e alguns acreditam que São Thomé seja um dos 7 pontos energéticos da Terra o que atrai para o lugar místicos, sociedades espiritualistas, científicas e alternativas, dando ao lugar um outro nome: “Cidade Mística”.

Texto por: Raphaela Cristina Alves

Foto destaque: Silvioldcoelho via Commons Wikimedia

Comentários

Sair da versão mobile