Nos dias 23 e 24 de setembro, a capital paulista sediará o primeiro e maior Festival da Lua Chinês, conhecido também como Festival do Meio do Outono. É uma celebração de grande importância na cultura chinesa e, no Brasil, a comunidade promoverá a festividade na Rua 25 de Março, uma área emblemática e movimentada da grande metrópole, a fim de compartilhar sua rica tradição com a sociedade brasileira.
A origem do Festival da Lua remonta à antiga Dinastia Tang (618-907), quando os chineses começaram a reconhecer a relação entre o movimento da lua, as estações do ano e a produção agrícola. Como expressão de gratidão pela colheita abundante, eles passaram a fazer oferendas à lua nos dias de outono, quando ela se apresenta mais brilhante e redonda.
Durante a festividade, além de compartilhar momentos em família, é comum presentear os entes queridos com os bolos da lua. Em algumas comunidades, o Festival da Lua é celebrado com desfiles pelas ruas, onde lanternas são acesas e danças do leão e do dragão são realizadas, trazendo sorte e prosperidade para o ano vindouro.
Ao trazer o Festival da Lua Chinês para a Rua 25 de Março, a comunidade chinesa busca promover a compreensão e a valorização da sua cultura milenar, além de fortalecer os laços entre a cultura chinesa e a brasileira. A escolha do local em São Paulo está associada com a significativa presença de chineses no bairro, pelo comércio multicultural, além da diversidade étnica da região.
O Festival da Lua Chinês apresentará uma oportunidade única para que os brasileiros conheçam mais sobre a história, as tradições e os costumes do povo na China. Será um momento de imersão na cultura chinesa, com apresentações artísticas, demonstrações de artes marciais e danças folclóricas. Além disso, o evento terá opções da culinária típica, incluindo os famosos bolos da lua, que são símbolos do festival. Os bolos são feitos de massa de arroz glutinoso e recheados com pasta de sementes de gergelim, pasta de feijão vermelho ou pasta de ovos.
Outro destaque típico das festividades na China e que estará no Festival da Lua Chinês são as lanternas coloridas, símbolos auspiciosos e ornamentos tradicionais que formarão uma atmosfera encantadora e envolvente, transportando os visitantes para a o clima festivo e mágico do evento milenar.
“Nosso desejo com o Festival da Lua Chinês na Rua 25 de Março é que ele seja mais do uma simples celebração. Promova um momento de encontro, aprendizado e respeito mútuo entre as diferentes culturas presentes em nosso país. E que seja uma oportunidade para fortalecer os laços entre a comunidade chinesa e a sociedade brasileira, estimulando a diversidade, a convivência e a valorização das tradições culturais de ambas as partes”, ressalta Vitor Zhu, vice-presidente da Associação de Caridade China-Brasil.
O Festival da Lua Chinês será realizado pela Associação Geral de Jinhua do Brasil, uma entidade sem fins lucrativos que tem como objetivo promover o intercâmbio cultural, econômico e educacional entre a China e o Brasil.
Lenda
Assim como muitas festividades orientais, o Festival da Lua tem suas raízes em lendas transmitidas ao longo das gerações. Uma das histórias mais conhecidas está ligada à figura da Senhora Chang’e, a deusa da lua. Segundo a lenda, em um passado distante, a Terra sofria com a presença de dez sóis que escaldavam tudo e privavam as pessoas de água e vida. Um herói chamado Hou Yi subiu ao topo da Montanha Kunlun e, com seu arco e flechas, abateu nove dos dez sóis, salvando assim a humanidade.
Após essa proeza, Hou Yi encontrou a Rainha Mãe, que lhe presenteou com o elixir da imortalidade. Ele confiou o elixir à sua esposa, Chang’e, para que o guardasse. Porém, um vizinho invejoso descobriu a existência do elixir e tentou roubá-lo de Chang’e na ausência de Hou Yi. Desesperada, ela tomou o elixir e imediatamente se transformou em uma deusa, voando em direção ao céu. Porém, seu amor por Hou Yi a fez pousar na lua, o lugar mais próximo da Terra.
Quando Hou Yi retornou e descobriu o desaparecimento de sua esposa, ficou devastado. Ao olhar para o céu e chamar pelo nome dela, viu que a lua estava particularmente brilhante e cheia, avistando assim Chang’e. Em homenagem à sua amada esposa, Hou Yi começou a oferecer os bolos favoritos de Chang’e como uma forma de oração para receber as bênçãos celestiais. Desde então, tornou-se uma tradição chinesa adorar o céu e celebrar o Festival da Lua com os bolos lunares.
Festival da Lua Chinês em São Paulo
23 e 24 de setembro / sábado: das 10h às 20h / domingo: das 10h às 18h
Rua 25 de Março, esquina com a Ladeira Porto Geral, Centro Histórico – São Paulo/SP
Entrada gratuita
Texto por: Agência com edição de Patrícia Chemin
Foto destaque por: Rogério Cassimiro – MTUR