Começa nesta sexta-feira em São Paulo a décima edição do maior e mais tradicional festival do setor de cafés do país: Coffee Week Brasil. O evento acontecerá de 4 a 27 de outubro, com a participação de dezenas de estabelecimentos em todas as regiões da grande metrópole. As casas inseridas no roteiro oferecem dois combos exclusivos a preços fixos: R$ 14,90 e R$ 24,90. As promoções são elaboradas com café de qualidade, quente ou gelado, espresso ou coado, drinque com ou sem álcool, e acompanhamentos como um doce ou um salgado.
Coffee Week Brasil se consolidou no setor pelo pioneirismo e pela tradição, como uma iniciativa que vem inspirando o mercado nacional e envolvendo os apreciadores da bebida mais consumida pelo brasileiro, depois da água: o café. Desde a sua concepção, o evento tem o propósito de divulgar toda a cadeia produtiva de cafés de boa qualidade, privilegiando desde o pequeno produtor e a torrefação, até os estabelecimentos onde é possível encontrar o produto diferenciado.
“E o roteiro visa conectar esses locais ao público, proporcionando experiências para que o consumidor possa provar a bebida e seus acompanhamentos”, explica Julio Shiira, um dos idealizadores de Coffee Week Brasil.
Por isso, o festival apresenta opções em todas as regiões da cidade: Centro, Sul, Norte, Leste e Oeste. “Afinal, o café está em toda parte, é o ‘elo’ para diferentes motivos de encontros, sejam profissionais ou de lazer. Tanto que, em parceria com BaresSP, conseguimos convidar estabelecimentos destacados, onde o consumidor poderá encontrar o café de qualidade e acompanhamentos”, acrescenta Shiira.
A relação completa de estabelecimentos participantes de Coffee Week Brasil pode ser acompanhada através do site coffeeweekbrasil.com.br.
Hábitos de consumo do brasileiro
Segundo levantamento nacional divulgado pela Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) em outubro de 2023, realizado pelo Instituto Axxus, sobre a evolução dos hábitos e preferências dos consumidores, 29% dos brasileiros tomam mais de seis xícaras de café por dia, 46% consomem entre três e cinco xícaras e somente 3% não tomam a bebida. A pesquisa entrevistou 4,2 mil pessoas para chegar aos resultados.
Outro dado interessante é que 61% das pessoas alegaram tomar café para melhorar a disposição e o humor; 40% por ritual, prazer e bem-estar; e 35% desfrutam da bebida como oportunidade de interação social.
Ainda no levantamento, os locais onde o café é mais consumido são: trabalho, casa e cafeterias/bares/restaurantes, respectivamente. No comparativo com a pesquisa anterior, realizada em 2021, 16% dos entrevistados disseram que aumentaram o consumo da bebida; 81% mantiveram e somente 3% reduziram.
Serviço
10ª Coffee Week Brasil
Data: de 4 a 27 de outubro de 2024
Preços dos combos: R$14,90 e R$24,90
Texto por: Agência com edição Eliria Buso
Foto: Divulgação