Ícone do site Qual Viagem

São Luís: casarões históricos, reggae e praias

Se você está afim de sol, mar e uma boa comida, vá para São Luís. A ilha é rodeada de belas e incomparáveis praias, com a presença de morros e falésias. Seus ventos fortes, de julho a dezembro, a tornam ideal para esportes a vela.

Foto via Flickr Maxwell Mariano

Bastante famosa por seu estilo arquitetônico, a capital do Maranhão têm ricas heranças dos portugueses que por lá passaram. São mais de três mil casarões espalhados pelo Centro Histórico, que fica no bairro de Praia Grande. Tombada pela Unesco, boa parte do casario colonial datado dos séculos 18 e 19 remete a uma viagem a um passado de prosperidade e ostentação.

E nos arredores do centro, boa pedida é conhecer o Palácio dos Leões, que é sede do governo estadual, guarda histórias das disputas europeias pela antiga colônia portuguesa. A fortaleza foi erguida pelos franceses em 1612.

Foto por Claudinez Lacerda via Wikipedia

Além da história, a cidade preserva culturas e tradições. O Bumba-Meu-Boi, representação folclórica que combina teatro, música e dança, atrai gente de todo o canto que chega para participar da colorida festa que toma conta das ruas nos meses de junho e julho.

A Praça Gonçalves Dias, ou Largo dos Amores, homenageia o poeta nascido em São Luís. A praça tem vários planos em declive e se debruça para a vista do rio Anil, rota de pescadores em embarcações a vela. É o lugar perfeito para apreciar o pôr-do-sol.

As praias da cidade possuem, devido a grande amplitude das marés, grandes faixas de areia que se tornam ideais para a prática de boas caminhadas. Entre os destaques do destino está a Ponta D’Areia, que apesar de imprópria para banho, é a praia mais frequentada por ser próxima ao centro da cidade, com melhor acesso rodoviário. Possui areia amarelada e batida e tem ondas fracas. A praia apresenta várias opções de bares, restaurantes e hotéis, além de abrigar o Iate Clube e o Forte de Santo Antônio.

Foto por Aretha Ramos via Commons Wikimedia

Já a Praia de São Marcos, no início da Avenida Litorânea, a 7km do centro da cidade, é a praia ideal para a prática de surf, e a preferida pelos jovens da Ilha. Com bares em toda sua extensão, durante o dia e a noite é uma opção de lazer bem procurada. Sua areia é amarelada e fina, e também é conhecida por Praia de Marcela. Lá se encontra o Forte de São Marcos e a casa de veraneio do Governo do Estado.

Texto por: Eliria Buso

Foto destaque via Istock/ mbritto007

Comentários

Sair da versão mobile