Ícone do site Qual Viagem

São Bento do Sapucaí pode ser reconhecida como Capital do Esporte Radical

Foto por: Brook Anderson via Unsplash

São Bento do Sapucaí pode ser oficialmente declarada “Capital do Esporte Radical”, o projeto de lei que autoriza a nomeação foi aprovado pelos deputados da Comissão de Constituição e Justiça da ALESP e já recebeu parecer favorável na Comissão de Assuntos Metropolitanos e Municipais.

Atendendo a pedidos para oficializar a cidade como destino turístico do esporte de aventura, a deputada estadual Leticia Aguiar apresentou o Projeto de Lei 396 / 2020 que declara o Município de São Bento do Sapucaí “Capital do Esporte Radical”.

Com trilhas, cachoeiras e escalada, São Bento do Sapucaí reúne todas as características para ser nomeada, e é uma boa opção para os turistas que buscam belas paisagens e esportes de aventura.

“Quem visita São Bento tem várias opções em todas as modalidades de esporte radical: corrida em montanha, escalada e mountain bike. Além disso a hospitalidade da população, que recebe os esportistas, transformou o Turismo de Aventura em sua principal atividade econômica no município”, declarou Leticia Aguiar.

O projeto de lei já publicado no Diário Oficial, foi aprovado pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação e seguiu para a CAMM – Comissão de Assuntos Metropolitanos e Municipais, a relatora na CAMM, deputada Maria Lúcia Amary, já encaminhou seu parecer favorável ao projeto, após votação na comissão, ele  poderá ser votado em plenário e tornar-se lei.

Distante 175 quilômetros de São Paulo, São Bento do Sapucaí está localizada na Serra da Mantiqueira e além do esporte radical, se destaca também pela cultura quilombola e o Monumento Natural Estadual da Pedra do Baú.

A cidade já tem recebido uma série de competições e eventos radicais atraindo turistas de todo o mundo, e oferece uma série de roteiros turísticos.

Veja abaixo as principais práticas esportivas disponíveis na cidade:

VÔO LIVRE (ASA DELTA E PARAGLIDER)

A rampa localiza-se na Pedra do Baú. Eleita por muitos voadores como um dos melhores pontos de vôo livre do país. As rampas ao redor do conjunto oferecem todas as condições para ótimos vôos, e já é tradicional sediar campeonatos desta modalidade esportiva. O desnível médio rampa/pouso é de 900 metros, e esta é uma região onde se formam térmicas fortes, ideais para longas permanências. O vento predominante é favorável para decolagem e é de Oeste a Norte. Muitos voadores buscam nossa região devido a grande beleza natural.

MONTANHISMO

Principal montanha rochosa do Estado de São Paulo, a Pedra do Baú é também uma das mais importantes para a prática de alpinismo no Brasil. Após a conquista de seu cume em 1.940, cerca de trinta novas rotas de escaladas foram conquistadas por montanhistas e escaladores até o momento. Estas vias são dos mais variados graus de dificuldade técnica, e variam também no seu tamanho (de 10 a 300 metros). Todas as semanas, praticantes deste esporte vindos das mais diversas partes do país aventuram-se nessas montanhas. Algumas dessas escaladas podem levar dias para serem concluídas o que obriga os alpinistas a dormirem em pequenos platôs ou pendurados em redes. Os pequenos blocos e falésias espalhados por todo lugar, oferecem aos escaladores excelentes oportunidades de treino e aperfeiçoamento técnico.

MOUNTAIN BIKE

Com uma infinidade de trilhas e estradas pouco transitadas, o município de São Bento do Sapucaí oferece aos bikers e ciclo turistas, as mais variadas opções de passeios. Os mais comuns são no Bairro do Serranos, Campestre e Toldi. A assiduidade desses desportistas vem a cada dia aumentando mais nesta área, devido, principalmente, ao relevo propício, e ao apoio do município a eventos e passeios ciclísticos. O crescente número de adeptos do esporte fez aumentar a quantidade de roteiros para se fazer pedalando.

TREKKING / CAMINHADA

A diversidade de estradas e trilhas encontradas no Município permitem as caminhadas sem a necessidade de equipamentos especiais, mas, dependendo do local, é preciso planejamento e guia experiente que podem ser contratados em nossas agencias.

A região da Pedra do Baú possui diversas estradas rurais com excelentes condições de caminhada. É possível chegar até o Complexo Pedra do Baú por diversas trilhas. Existem também outros caminhos com destinos a cachoeiras com lindas trilhas para a prática de caminhada.

CAVALGADA

A cavalgada permite uma eficiência nos passeios aos pontos turísticos do Município, permitindo percorrer distâncias longas e com obstáculos.

RAPEL

Técnica de descida praticada em paredões com a Pedra do Baú, Pedra da Divisa e cachoeiras como a Cachoeira do Tobogã. Podendo ser positivo ou negativo, guiada ou fracionada.

ARBORISMO

As diversidades de árvores do Município permitem a prática do Arborismo. Ele é praticado entre as copas das árvores, é uma espécie de percurso aéreo, onde se praticam atividades com andar em cordas bambas, tirolesas, redes, etc.

TAMBÉM PODEM SER PRATICADOS

Off Road, Motocross, Pesca, Tirolesa, etc.

ONDE PRATICAR?

PRÁTICA DE ARBORISMO

Escalada artificial em árvores, técnicas verticais de ascensão. Envolve tirolesa e rapel.

Local: Eco Parque Pesca na Montanha e Toldi.

PRÁTICA DE RAPEL

– Pedra do Baú

– Bauzinho

– Pedreira (Campo-escola)

PRÁTICA DE RAPEL DE CACHOEIRA OU CANYONING

– Cachoeira do Toldi

– Arco-íris

PRÁTICA DE VÔO LIVRE (ASA DELTA E PARAGLIDER)

– Rampa de Vôo livre próximo a Pedra do Baú

PRÁTICA DE ZOOM BIKE PARK

– Eco Parque Pesca na Montanha

PRÁTICA DE ESCALADA

(São Bento do Sapucaí é considerado o melhor local para escalada no Estado de São Paulo)

Falésia Quilombo

– (2km da cidade/ 10 minutos de trilha/ desmatado)

Níveis: de VI a VIII

Destaques: Apartheid muscular (nível VII)

Campo-escola São Bento

– (SP 42)

Níveis: IV a V

Destaques: Echoes (nível IV), Amarela (nível V)

Pedra da Divisa

– (Bairro dos Pinheiros) (mata nativa 7km da cidade/ 1:00 h de trilha)

Níveis de V a IX

Destaques: Xô urubu (nível VII), O perigo mora ao lado (nível V)

Pedra do Baú

– (Bairro do Paiol Grande) (mata nativa/ cerca de 24km da cidade/ 1:30h de trilha) 60% de mata nativa numa média de 2,5km.

Níveis: de II a IX

Destaques: Normal do Baú (nível IV), Ensaio de Orquestra (nível VI)

Falésias do Baú

Níveis: de III a AIII

Destaques: Dama do abismo (nível VI Jigsaw (nível VI)

Bauzinho

Níveis: de III a VIII

Destques: Fissura Corneto (nível V)

Face Sul do Bauzinho

Níveis: de III a AIII

Destaques: Superman (nível IX)

Ana Chata

Níveis: De IV a AII

Destaques: Peter Pan (nível IV), Lixeiros (nível V)

Pedra do Cruzeiro

(Bairro do Cantagalo)

Nunca foi escalada / 20 km da cidade/ 30 minutos de trilha

Boulders do Cruzeiro

Níveis: V e VI

Boulders dos Serranos

Bananal

Níveis: VI e VII

Floresta

Níveis: de IV a VIII

Pedra da Balança

(Bairro do Serrano)

Nunca foi escalada

Texto por: Agência com edição de Cláudia Costa

Foto destaque por: Brook Anderson via Unsplash

Comentários

Sair da versão mobile