Ícone do site Qual Viagem

São Bento do Sapucaí é também terra do azeite

Nos idos dos anos de 1930, quando o município de São Bento de Sapucaí englobava em seu território os então distritos de Campos do Jordão e Santo Antônio do Pinhal, oliveiras se espalhavam pelas montanhas da região. A produção de azeite colocava o estado de São Paulo em destaque no cenário nacional.

A cultura esquecida com o tempo é retomada em 2009 com Vera Ribeiro e Antônio Gomes Batista, nas terras das Fazenda Santo Antônio do Bugre, com a criação da Oliq, produzindo um azeite de alta qualidade, que traz o sabor da Mantiqueira.

Em uma construção moderna e sofisticada, os visitantes são convidados a conhecer todas as etapas do processo de fabricação e passear entre os onze mil pés de oliveiras que se espalham entre as encostas das montanhas, que frutificam entre os meses de outubro a janeiro.

A paisagem do local merece destaque, no meio de um vale com altas montanhas ao redor e jardins com paisagismo que valorizam nossa flora.

Vale a pena fazer a degustação dos diversos tipos de azeites produzidos, com blends especiais como o azeite com limão siciliano e aprender a harmonizar pratos regados com esse fio mágico de sabor já apreciado na época dos faraós

Na lojinha é possível comprar além dos azeites fabricados com destaque para o de abacate e geleias de frutas nativas da própria fazenda como uvaia.

É necessário agendar a visita, que pode ser feita pelo telefone (35) 98419-2752

Para conhecer mais é só acessar oliq.com.br

Texto e fotos por: Patrícia de Campos

Comentários

Sair da versão mobile