Ubud é o coração cultural de Bali, na Indonésia. Carregada de tradicionalismo e belezas antigas que permanecem intactas, a cidade que fica bem próxima da tumultuada e muito visitada Bali, é um destino que tem cada vez mais chamado a atenção de turistas.
Para quem curte conhecer e entender tradições de outro país, Ubud possui diversos centros históricos que fazem o visitante imergir na cultura local. No entanto, a cidade também carrega belezas naturais únicas que deixam qualquer um de boca aberta. Além disso, grande parte das atrações turísticas são bem próximas umas das outras, o que facilita o acesso.
A Floresta dos Macacos Sagrados de Padangtegal é um dos points mais visitados de Ubud. O lugar é um santuário natural dentro da floresta que abriga diversos macacos cinzentos de causa longa.
No local, é possível conhecer os bichinhos e vê-los brincando em seu habitat natural, e claro, sempre respeitando as regras do ambiente, como não alimentar e nem tocar nenhum macaco – eles são fofinhos, mas ainda assim animais selvagens. Outra dica é não usar joias e itens que sejam fáceis de serem pegos pelas habilidosas mãos dos macaquinhos, além de ser prejudicial para a saúde deles caso comam algo que não faça parte da sua dieta.
Na floresta, o visitante também encontrará templos antigos, estátuas, relíquias e até mesmo locais dedicados a funerais de aldeias, como o Pura Prajapati.
O Puri Saren Agung é o Palácio Real de Ubud e um dos cartões postais da cidade.
A construção do local data entre os anos de 1800 a 1823 e foi capaz de continuar bem preservado devido aos sucessivos herdeiros que o conservaram. É um dos principais points para se ver de pertinho a arte balinesa e, à noite, dá para ver apresentações de dança.
O Mercado de Arte de Ubud, ou Pasar Seni Ubud em indonésio, está bem em frente ao Palácio Real. Ele abre diariamente e é onde o turista pode achar o melhor do artesanato balinês.
Graças ao tradicional sistema de irrigação balinês, conhecido como “subak”, belíssimas paisagens foram formadas nos terraços de arroz, principalmente na parte sudeste de Ubud.
Os terraços de arroz de Tegallalang são um dos mais visitados, tornando-se um point turístico. Muitas pessoas passam por ali para tirar fotos e admirar a paisagem.
A aldeia de Bedulu é bem conhecida por abrigar diversos sítios arqueológicos, o mais famoso é a Caverna do Elefante, conhecida como Goa Gajah.
Construída por volta do século XI, Goa Gajah era um local espiritual para meditação. Hoje, é possível visitar seus pátios que possuem diversas relíquias, esculturas, piscinas e fontes.
O templo aquático Pura Taman Saraswati é uma das paradas obrigatórias em Ubud. A arquitetura clássica balinesa entra em contraste com o foyer com lagoas repletas de flores de lótus e rosas.
A entrada é gratuita, mas vale lembrar que o sarongue – saiote usado para cobrir parte do tronco e pernas – é obrigatório em todos os templos, para homens e mulheres.
Texto por Carolina Berlato
Imagem Destacada via iStock/ master2